Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Surto em Mora. Número de infetados com Covid-19 sobe para 42

Foi divulgada, na manhã desta segunda-feira, uma atualização relativa à evolução do surto de Covid-19 em Mora, Alentejo.

Surto em Mora. Número de infetados com Covid-19 sobe para 42
Notícias ao Minuto

12:05 - 17/08/20 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Covid-19

Subiu para 42 o número de infetados com Covid-19 em Mora, no Alentejo, como dá conta a RTP3 na manhã desta segunda-feira. 

"Os dados que temos da Autoridade de Saúde, até às 12h00 de hoje, é que há 42 pessoas infetadas" com a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Mora (distrito de Évora), Luís Simão.

autarca frisou que, deste total, "quatro doentes, todos homens", estão internados no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), sendo que "dois deles encontram-se nos cuidados intensivos".

Devido a este surto de Covid-19, surgido há pouco mais de uma semana, com as três primeiras pessoas da comunidade infetadas a serem detetadas no dia 9, já foram realizados "seguramente mais de 300 testes" à doença, até hoje, avançou.

"Seguramente, desde que o surto foi detetado e ao longo destes dias, já devem ser mais de 300 os testes realizados à comunidade", sublinhou, frisando que a operação de testagem decorre na Casa do Povo da sede de concelho.

"Os testes têm sido todos eles feitos em Mora. A recolha é feita aqui e, depois, as amostras é que vão para laboratório", referiu o autarca alentejano.

Questionado pela Lusa, Luís Simão revelou que os funcionários do município "vão ser todos testados na terça-feira" e que a Câmara, consoante a disponibilidade do laboratório que está a trabalhar com a Autoridade de Saúde Pública, vai "tentar que os bombeiros e os elementos da GNR possam fazer os testes ainda esta semana".

autarca disse também que, apesar de as 42 pessoas infetadas já diagnosticadas residirem todas na vila e freguesia de Mora, o que significa que "o surto está confinado a esta área" e não se espalhou ao restante concelho, as visitas a todos os lares de idosos do território foram suspensas.

"Todos os lares apertaram as medidas de funcionamento para precaver a situação e todas as visitas estão suspensas. O lar de Cabeção até está hoje a realizar, da sua própria iniciativa, testes na instituição", indicou.

Este surto surgiu no dia 9, quando foram confirmados os primeiros três casos positivos na comunidade, número que foi subindo, todos os dias, à medida que foram sendo testados os contactos de pessoas infetadas.

A Câmara ativou o Plano Municipal de Emergência e fechou, no início da semana passada, os serviços de atendimento ao público e outros equipamentos, como a Oficina da Criança, a Casa da Cultura, o Centro de Atividades de Tempos Livres e instalações desportivas.

Ao longo da última semana, segundo o relato do autarca local, foram fechando cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, com a população confinada em casa, por precaução.

[Notícia atualizada às 14h59]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório