Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Precisamos de união e resiliência. Portugal tem de mudar", diz Rui Pinto

O hacker recorreu, esta terça-feira ao Twitter, para dizer que Portugal continua a ser um "paraíso para a corrupção" e para deixar um agradecimento a todos o que o apoiaram.

"Precisamos de união e resiliência. Portugal tem de mudar", diz Rui Pinto
Notícias ao Minuto

13:08 - 11/08/20 por Noticias ao Minuto com Lusa

País Rui Pinto

Rui Pinto, em liberdade desde sexta-feira, quebrou hoje o silêncio. Através da sua conta de Twitter, o hacker sublinhou que Portugal continua a ser um "paraíso para a corrupção" e "para o branqueamento de capitais" e que é preciso mudar

"É agora mais do que nunca, que precisamos de união e resiliência. Portugal tem de mudar!", pode ler-se na publicação. 

O criador da plataforma Football Leaks, e responsável pela investigação que espoletou o processo Luanda Leaks - que tem Isabel dos Santos como a principal visada -, agradeceu  ainda "a todos aqueles que desde a primeira hora demonstraram o seu apoio e solidariedade". Por fim, Rui Pinto conclui: "Finalmente esta árdua e longa 'travessia do deserto' chegou ao fim".

Recorde-se que Rui Pinto encontra-se, neste momento, ao abrigo do programa de proteção de testemunhas. O hacker começa a ser julgado em 4 de setembro por 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen. Estão agendadas, em média, três sessões por semana.

Aníbal Pinto, advogado de Rui Pinto à data dos factos e que será julgado pela tentativa de extorsão (em outubro de 2015) de entre 500 mil euros a um milhão de euros ao fundo de investimento Doyen, é o segundo arguido no processo.

Rui Pinto saiu na passada sexta-feira (7 de agosto) em liberdade, por decisão da juíza Margarida Alves. O Ministério Público opôs-se, porém, à libertação, que foi justificada pela juíza com a "contínua e consistente colaboração" com a Polícia Judiciária e o "sentido crítico" do criador da plataforma Football Leaks.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório