A Temporada taurina 2020 da Praça de toiros de Lisboa arranca já no dia 30 de julho e terá entre seis e oito touradas.
De acordo com o anúncio da nova empresa gestora, Ovações&Palmas de Luís Miguel Pombeiro, esta temporada irá contar com seis corridas e uma delas será mista, com a presença de matadores: 30 de julho, 6 e 27 de agosto, 3 e 10 de setembro e 1 de outubro.
Para além das datas previstas, a empresa mantém a possibilidade de realizar "mais duas corridas de toiros, extra-abono, durante o mês de outubro".
Em comunicado enviado às redações, Luís Miguel Pombeiro revela que "as expectativas são sempre boas. Falamos da Capital Mundial do Toureio a Cavalo e esperamos casas cheias dentro das limitações actuais de lotação e sempre em segurança. Esta será uma temporada com 100% de artistas portugueses".
Depois de terem sido ponderadas "várias hipóteses de parcerias e contratações com Espanha", acrescentou ainda, "optámos por programar espectáculos apenas com toureiros e toiros portugueses. Pretendo que seja uma temporada de união entre todos: aficionados, agentes da Festa e decisores políticos, mostrando a grande vitalidade da tauromaquia portuguesa."
As corridas vão ter início às 21h45, sem intervalo, e com uso obrigatório de máscara. Na primeira noite, "dia 30 de julho, vão lidar-se seis toiros da ganadaria de António Raul Brito Paes e o cartel será composto pelos cavaleiros: Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto. Nas pegas vão estar o grupo mais antigo de forcados do mundo, os Amadores de Santarém e o grupo da capital, os Amadores de Lisboa".
Já a segunda corrida terá lugar no dia 6 de agosto, "dia em que se comemora o 20º aniversário da alternativa da cavaleira Ana Batista, que será cabeça de cartaz de um elenco, também composto por Manuel Telles Bastos e Luís Rouxinol Júnior. Pegam dois grupos de forcados: Montemor e Vila Franca de Xira".
A 27 de agosto, terceira corrida da primeira parte da temporada, lidam-se toiros de Romão Tenório e atuam os cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles. Pegam dois grupos de forcados: Évora e Aposento da Moita.