Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Menino de dois anos morre afogado numa piscina em Palmela

Acidente ocorreu na manhã de sábado.

Menino de dois anos morre afogado numa piscina em Palmela
Notícias ao Minuto

16:28 - 19/07/20 por Notícias Ao Minuto

País Setúbal

Um menino de dois anos morreu este sábado de manhã afogado numa piscina particular em Palmela, confirmou ao Notícias ao Minuto fonte da GNR de Setúbal.

O alerta foi dado pelas 10h30, tendo sido mobilizados os Bombeiros de Palmela e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). 

Apesar das tentativas de reanimação, o óbito acabou por ser declarado no local. 

No passado dia 21 de junho, recorde-se, um outro menino, da mesma idade, perdeu a vida numa piscina no parque de campismo Vasco da Gama, no Pinhal Novo. 

A GNE, recorde-se, tem em curso, desde o passado dia 1 de julho e até 15 de setembro, um projeto denominado 'Piscina Segura' que visa a realização de "ações de sensibilização à população, em todo o território nacional", de modo a reforçar a consciencialização da sociedade "para a problemática do afogamento de crianças e jovens em piscinas privadas". 

A autoridade afirma que tendo em conta a pandemia da Covid-19, "é expectável que se assista ao aumento da procura de habitações para férias, muitas delas com piscina". Este facto poderá exponenciar "o risco de afogamento de crianças e jovens, se não forem tomadas as devidas precauções".

GNR cita ainda dados da Associação para a Promoção da Segurança Infantil que referem que "nos últimos 16 anos ocorreram 247 afogamentos com desfecho fatal em crianças e jovens", sendo as "piscinas os planos de água com maior registo de afogamentos (30%), seguidas das praias (25%) e dos rios/ribeiras/lagoas (24%)."

Eis os conselhos da GNR

  • "Mantenha sempre as crianças sob a vigilância permanente e efetiva de um adulto;
  • Esteja sempre atento(a) a todos os movimentos, seja dentro de água ou na beira da piscina;
  • Não deixe brinquedos na piscina, pois pode chamar a atenção das crianças e revelar-se numa distração fatal;
  • Evite que as crianças corram à beira da piscina;Se tem piscina em casa, quando não estiver a ser utilizada, tape-a com uma tela, lona de proteção ou outro sistema de segurança;
  • Ensine as crianças a nadar o mais cedo possível;Coloque sempre o auxiliar de flutuação nas crianças e certifique-se de que estas o mantêm devidamente colocado sempre que estejam perto ou dentro de água".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório