Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Matosinhos nega encerramento de centro de saúde como denunciado pelo PSD

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) negou hoje a intenção de encerrar o Centro de Saúde de Santa Cruz do Bispo, tal como denunciou o PSD local, estando, pelo contrário, a atribuir-lhe novas respostas assistenciais.

Matosinhos nega encerramento de centro de saúde como denunciado pelo PSD
Notícias ao Minuto

19:20 - 25/06/20 por Lusa

País Matosinhos

importante esclarecer que a ULSM não tem qualquer intenção de encerrar definitivamente a Unidade de Santa Cruz do Bispo. Pelo contrário, está a atribuir-lhe novas respostas assistenciais, enquanto aguarda a colocação de mais recursos humanos, estando neste momento a decorrer um concurso para contratação de médico de família (disponível no nosso site institucional)", adiantou a ULSM, em comunicado.

A unidade de saúde prestou estes esclarecimentos, depois de o PSD/Matosinhos referir hoje, em comunicado, que este centro de saúde ia encerrar definitivamente, deixando 3.600 utentes sem médico de família.

Na nota, o presidente social-democrata, Bruno Pereira, adiantou que iria pedir uma "reunião urgente" aos responsáveis da unidade local de saúde e solicitar aos deputados eleitos na Assembleia da República que "levantem a sua voz" para exigir a regularização "urgente desta grave situação".

Contudo, a ULSM garantiu que essa hipótese não se coloca, estando o encerramento temporário apenas relacionado com a gestão das consequências da pandemia da covid-19 e dos recursos humanos disponíveis.

Nesta altura, a atividade clínica desta unidade continua suspensa, mas por falta de recursos humanos dado que um dos médicos vai reformar-se e o outro mudar-se para outra Unidade de Saúde Familiar (USF), explicou.

Os utentes residentes na área, que são cerca de 2.000, têm sido encaminhados para unidades de proximidade, estando a resposta em Medicina Geral e Familiar a ser assegurada, acrescentou.

No Centro de Saúde de Santa Cruz do Bispo, apesar das dificuldades sentidas, estão em preparação novas respostas assistenciais, tal como posto de colheitas de análises clínicas e/ou realização de outros exames como, por exemplo, espirometrias.

A realização de atividade clínica assistencial de outras especialidades, o reforço da atividade domiciliária e do atendimento telefónico e atividade clínica não presencial são outras das medidas previstas, revelou.

Já a Câmara Municipal de Matosinhos adiantou que há muito que acompanha e intervém na situação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Santa Cruz do Bispo, recordando que o equipamento só existe em resultado de um acordo tripartido entre a autarquia, ULSM e Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo (proprietário das instalações).

Depois de na semana passada terem surgido rumores sobre um possível fecho da unidade, a câmara questionou a administração da unidade local que negou tal intenção, reforçou.

Contudo, na próxima segunda-feira, haverá uma reunião entre a câmara, união de freguesias e a ULSM para melhor esclarecimento da situação, ressalvou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório