Meteorologia

  • 26 JANEIRO 2022
Tempo
12º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Rota do Românico concluiu restauro de pinturas em Marco de Canaveses

A Rota do Românico anunciou hoje ter concluído a conservação e restauro das pinturas murais de São Nicolau e do retábulo de São Lázaro, em dois monumentos classificados do concelho de Marco de Canaveses.

Rota do Românico concluiu restauro de pinturas em Marco de Canaveses

Segundo um comunicado da entidade promotora, os trabalhos foram realizados, nos últimos meses, na igreja de São Nicolau e na vizinha capela de São Lázaro.

No caso da igreja de São Nicolau, os melhoramentos incidiram nas pinturas murais a fresco da nave, dos séculos XV, XVI e XVII e XVIII, descobertas acidentalmente em 1973, entre as quais se encontra o painel com a figura de Santo Antão, um dos frescos mais antigos da Rota do Românico.

Na capela de São Lázaro, a intervenção contemplou o tratamento do pequeno retábulo em talha dourada, incluindo a pintura sobre tela de Jesus Cristo e a escultura de São Lázaro em madeira policromada.

As intervenções tiveram o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte e implicaram um investimento total de cerca de 33 mil euros, cofinanciado em 90% pelo Turismo de Portugal e, em 10%, pela Câmara de Marco de Canaveses.

Entre 2013 e 2015, a igreja de São Nicolau já tinha beneficiado de uma intervenção de conservação das coberturas, paredes exteriores e retábulos. Na capela de São Lázaro foram renovadas, no início de 2019, as respetivas coberturas.

A Rota do Românico é projeto turístico-cultura que reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório