Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exército faz desinfeção de lar em Valongo onde morreram sete idosos

Uma equipa do Exército está a desinfetar até terça-feira as instalações do Centro Social e Paroquial de Alfena, em Valongo, onde morreram sete idosos por covid-19 e permanecem mais de 50 infetados, disse à Lusa o presidente da direção.

Exército faz desinfeção de lar em Valongo onde morreram sete idosos
Notícias ao Minuto

16:00 - 25/05/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo o padre Manuel Fernando, "vai ser feita a descontaminação do Piso 4 e depois do Piso 1, que abrange a creche e o infantário, preparando a reabertura dessa valência depois de ter servido de alojamento e dormitório das equipas que estiveram a trabalhar em espelho".

Os utentes negativos, revelou, "foram transferidos do Polo 1 [em descontaminação] para um edifício autónomo no Polo 2".

O responsável mencionou também a presença de vários utentes no Piso 3, "alguns ainda positivos [para a covid-19] e que ali irão aguardar pela execução de novos testes pela Saúde Pública e que, em princípio, deverão ocorrer na próxima semana".

Ao todo, segundo Manuel Fernando, o centro social "regista mais de 50 idosos infetados, sendo que oito deles tiveram resultado inconclusivos, optando-se por os incluir no grupo dos infetados".

Ainda segundo o responsável, "a maioria mantém-se assintomática".

Atualmente aquele centro social tem 136 utentes, distribuídos entre Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) 1 e 2 e o Lar Residencial, que alberga 24 deficientes, acrescentou o presidente da direção.

Aquela resposta social registou desde o início da pandemia "sete mortes pela covid-19", revelou Manuel Fernando, que acrescentou que os "demais que foram hospitalizados já regressaram" ao centro social.

A desinfeção que teve início hoje de manhã está a ser feita por 33 militares.

Segundo o relatório de situação hoje divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o concelho de Valongo manteve o número de infetados (755) pelo terceiro dia consecutivo.

Portugal regista hoje 1.330 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 30.788 infetados, mais 165, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS, que indica que há 17.822 pessoas já recuperadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório