Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Autarca de Aveiro visita e dá a conhecer obras em curso pelo Twitter

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, guiou hoje no Twitter, com alguns 'likes' e poucas perguntas, uma visita às obras no concelho, que tinha por objetivo interagir com o público em tempos de pandemia.

Autarca de Aveiro visita e dá a conhecer obras em curso pelo Twitter
Notícias ao Minuto

18:35 - 11/05/20 por Lusa

País Ribau Esteves

O dia de Ribau Esteves começou em Cacia, onde visitou a Rua Vale Caseiro e a envolvente à Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos, onde publicitou melhoramentos na zona: "Vamos repavimentar, tratar da circulação pedonal, construir uma ciclovia e cuidar das árvores e espaço verde. Em breve teremos concurso público".

O "em breve" não satisfez um munícipe que seguia a conta do autarca na rede social Twitter e que perguntou logo quando seria aberto esse concurso e quando é que era esperado começarem as obras.

"Perspetivamos lançar o concurso público no mês de setembro de 2020 e iniciar a obra no primeiro trimestre de 2021", respondeu Ribau Esteves, que foi desafiado por outro morador de Cacia a ir ver o estado da Rua da Alegria.

"Está uma vergonha senhor presidente. Passe por cá para ver", escreveu. Ribau Esteves seguiu o programa que havia sido traçado, em direção a Azurva.

Pelo caminho passou pelas obras de recuperação de habitações sociais na Cova do Ouro e depois chegou aos Montes de Azurva.

Ali decorre um investimento de 529.277 euros, "para solucionar problemas relacionados com passeios, acessibilidades, novos espaços verdes e mobiliário urbano", referiu.

Pouco dada às novas tecnologias, a comunidade rural de Mamodeiro desta vez não se manifestou, pelo menos no Twitter, quando o presidente da câmara por ali andou com a comitiva, ao contrário do que havia feito antes do confinamento, protestando contra a supressão de um atravessamento da Estrada Nacional 230, com as obras de requalificação em curso.

Resta-lhes, futuramente, ir a uma nova rotunda, à saída da Autoestrada 1 (A1), que dará novo acesso à Rua da Bica.

"Está concluído o projeto de execução para a construção do novo acesso à Rua da Bica, pela nova rotunda do cruzamento à A1, junto aos Armazéns Reis. Proximamente lançaremos o concurso público", observou Ribau Esteves.

À margem do que se visitava, alguém lhe perguntou pelo "novo hospital" e o autarca não se fez rogado na resposta, lembrando que existe uma parceria da câmara com o centro hospitalar e o Governo para ampliar o atual.

"Estamos a terminar a elaboração dos termos de referência para lançar o concurso público do projeto. O novo hospital vai ter uma nova unidade de ambulatório, novo centro académico clínico e a qualificação profunda dos atuais edifícios", esclareceu.

Acompanhado do vice-presidente, Jorge Ratola, e do seu chefe de gabinete, todos devidamente com máscara, Ribau Esteves voltou hoje a Verba para, sete meses depois, visitar a obra da Rua Direita.

"Hoje partilho convosco as imagens da requalificação já em fase final, um investimento de meio milhão de euros da Câmara Municipal de Aveiro", escreveu o autarca, fotografado a pisar o asfalto novo.

Após percorrer alguns dos lugares mais periféricos e rurais do concelho, foi a chegada à cidade para assistir aos trabalhos de construção do parque de estacionamento de apoio à intermodalidade, a nascente da estação da CP, num investimento de 610 mil euros, para a criação de 275 espaços de estacionamento e 12 lugares para autocaravanas.

No ponto cardeal oposto, a poente e junto à universidade, Ribau Esteves foi ver como decorrem as obras da Rua da Pega, cuja reabilitação total, incluindo uma via ciclável dedicada, vai custar ao município 2,2 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório