Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia infetado continuou a trabalhar devido a erro no teste à Covid-19

Um agente da PSP de Rio Tinto trabalhou, pelo menos, durante 14 dias infetado, depois de lhe ter sido comunicado que o teste a que tinha sido submetido tinha dado negativo. Mas, afinal, estava infetado.

Polícia infetado continuou a trabalhar devido a erro no teste à Covid-19
Notícias ao Minuto

16:58 - 05/05/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Um agente da Polícia de Segurança Pública da esquadra de Rio Tinto, em Gondomar, trabalhou, pelo menos durante 14 dias, infetado com o novo coronavírus, devido a um erro na comunicação do resultado do teste a que foi submetido. 

O polícia, assintomático, foi submetido a um teste à Covid-19, assim como os restantes colegas, mas, por lapso, chegou-lhe a indicação de que o resultado era negativo. Foi recentemente contacto pelas autoridades de saúde e informado de que, afinal, tinha testado positivo.

A informação é avançada, esta terça-feira, pelo Jornal de Notícias, de acordo com o qual os agentes da esquadra de Rio Tinto foram testados no dia 15 de abril. Nessa altura, dois elementos da força de segurança testaram positivo e receberam indicação para ficarem de quarentena.

Mas havia outro intefado, que só ficou a saber do resultado correto do teste passado 14 dias, tendo continuado a desenvolver a atividade profissional até então. Na passada quarta-feira, o polícia recebeu um telefonema e foi-lhe indicado que tinha havido um erro. Afinal, estava infetado e devia informar os seus superiores.

Ao Notícias ao Minuto, fonte oficial da Polícia de Segurança Pública confirma a situação, que "foi prontamente comunicada" à Direção Nacional. Com efeito, "seguindo o plano de contingência", o elemento da força de segurança e os colegas que com ele trabalham "de forma permanente e próxima" foram "colocados em quarentena até realização do teste de despistagem".

A PSP desconhece, no entanto, "a causa do lapso" e aproveita a oportunidade para enaltecer a "excelente colaboração por parte de todos os envolvidos na gestão desta situação".

Já a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), em resposta ao Notícias ao Minuto, indica que "o lapso verificado na comunicação do resultado negativo ao elemento da PSP de Gondomar, quando efetivamente era positivo" não é da "responsabilidade de nenhuma Autoridade de Saúde Pública", reforçando que "estão a ser desenvolvidas as diligências necessárias, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde".

O Notícias ao Minuto já contactou a Direção-Geral de Saúde (DGS) estão a aguardar resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório