Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Jornal centenário O Setubalense lança campanha com sobrevivência em causa

O jornal O Setubalense, o mais antigo e único diário com edição em papel no distrito de Setúbal, lançou este fim de semana uma campanha de 'crowdfunding' para tentar sobreviver à quebra de publicidade desde o início da pandemia da covid-19.

Jornal centenário O Setubalense lança campanha com sobrevivência em causa
Notícias ao Minuto

19:03 - 05/04/20 por Lusa

País Covid-19

"O que pretendemos é obter um fundo mínimo de 15 mil euros por mês para assegurarmos, pelo menos, os próximos dois meses de publicação do jornal O Setubalense", disse hoje à agência Lusa o diretor, Francisco Alves Rito.

"Embora esse apoio de 15 mil euros por mês que estamos a pedir à comunidade, no âmbito desta campanha de 'crowdfunding' [financiamento coletivo], esteja longe do total de custos da publicação -- cerca de 40 mil euros por mês -, acreditamos que, com essa ajuda, conseguiremos manter a edição diária em papel e nas plataformas digitais", acrescentou Francisco Alves Rito, lembrando que o jornal tem cinco edições semanais, nos dias úteis, e acompanha a realidade dos 13 concelhos do distrito de Setúbal.

Fundado em 01 de julho de 1855, o jornal regional O Setubalense enfrenta aquele que poderá ser um momento decisivo da sua história, porque, como adverte o diretor, "se não houver um envolvimento e apoio da comunidade, a empresa não vai conseguir suportar este encargo durante muito mais tempo".

"Apesar das dificuldades, estamos muito empenhados em manter o jornal, com recurso ao apoio da banca e do Governo, uma vez que esperamos a concretização de algumas medidas de apoio à imprensa regional, prometidas pela própria ministra da Cultura, Graça Fonseca. Mas também precisamos do apoio da comunidade", sublinhou o diretor do jornal.

Francisco Alves Rito referiu ainda que, no distrito de Setúbal, "os poucos jornais locais da região que ainda sobreviviam à crise do setor já suspenderam a publicação, devido aos efeitos da pandemia covid-19 que se traduziram numa redução drástica da publicidade nos jornais locais e também na imprensa regional".

A campanha de 'crowdfunding' do jornal O Setubalense, lançada este fim de semana através da plataforma PPL Portugal Crowdfunding (ppl.pt/causa/osetubalense), já está ativa e permite a doação, por particulares ou pessoa coletiva, de qualquer valor até um limite máximo de cinco mil euros.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 65 mil.

Dos casos de infeção, mais de 233 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 295 mortes, mais 29 do que na véspera (+11%), e 11.278 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 754 em relação a sexta-feira (+7,2%).

Dos infetados, 1.084 estão internados, 267 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 75 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório