Meteorologia

  • 03 ABRIL 2020
Tempo
14º
MIN 7º MÁX 20º

Edição

Viana do Castelo aprova valor de apoios sociais e de proteção civil

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade um reforço orçamental e apoios sociais e de proteção civil no valor de um milhão de euros para responder à pandemia de covid-19, disse o presidente da autarquia.

Viana do Castelo aprova valor de apoios sociais e de proteção civil
Notícias ao Minuto

19:58 - 26/03/20 por Lusa

País Covid-19

Contactado telefonicamente pela agência Lusa, no final da sessão ordinária da autarquia, José Maria Costa explicou que aquele montante será aplicado em "medidas de prevenção e mitigação socioeconómicas e em protocolos com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)" para responder à pandemia de covid-19.

José Maria Costa destacou "um apoio extraordinário de 20 mil euros à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, cujo refeitório social está a servir cerca de 200 refeições por dia", referindo outros apoios destinados à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, as conferências vicentinas o Gabinete de Apoio à Família (GAF)".

"No total, entre o valor do reforço orçamental de 500 mil euros para a proteção civil, coesão social, freguesias e ação social escolar e estes apoios sociais aprovamos hoje uma verba cerca de um milhão de euros", especificou.

A reunião camarária decorreu à porta fechada, com a presença de seis dos nove vereadores que compõem o executivo municipal.

Além do presidente da câmara estiveram presentes mais três vereadores socialista e duas vereadoras da oposição, uma do PSD e outra da CDU, todos instalados "com o devido distanciamento".

Aos trabalhos presenciais juntaram-se, com recurso à videoconferência, mais dois elementos da maioria PS, o vice-presidente do município e o vereador do Ambiente, e o segundo elemento da bancada do PSD, Hermenegildo Costa.

José Maria Costa adiantou que a próxima sessão do executivo municipal, prevista para dentro 15 dias, será realizada "totalmente através de videoconferência".

Da reunião de hoje, o autarca socialista realçou "a referência muito positiva" feita pela oposição às medidas tomadas e à forma como a autarquia respondeu ao surto do novo coronavírus".

A vereadora do PSD, Cristina Veiga, contactada pela Lusa, confirmou o reconhecimento feito à atuação da maioria socialista.

Para a vereadora "houve uma preocupação em cobrir os diversos setores, sobretudo o social, com destaque para os idosos, através de medidas assertivas e adequadas" à fase atual da pandemia de covid-19.

"As preocupações que levantei durante o período antes da ordem do dia, nomeadamente quanto ao alojamento que está previsto caso a situação se agrave foram cabalmente respondidas, com a consciência de que as medidas terão de ser ajustadas à medida dos acontecimentos", sustentou Cristina Veiga.

Ainda no período antes da ordem do dia, a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, questionou a maioria socialista sobre os apoios previstos para os sem abrigo.

"Na cidade está assinalada apenas uma situação, por opção própria. No entanto e caso surjam outras situações o presidente da câmara afirmou que o município assumirá o alojamento dessas pessoas, avaliando caso a caso".

Já relativamente à situação dos trabalhadores precários que asseguram Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) nas escolas do concelho, também colocada por Cláudia Marinho, o autarca responde, segundo aquela vereadora, "ter sido informado pela Direção-Geral da Educação (DGE) que até às férias da Páscoa o pagamento será feito como até agora, estando a ser avaliadas medidas para o futuro".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

O país está em estado de emergência até 02 de abril devido à pandemia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório