Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades acompanharam situação de passageiros de cruzeiro de Cadiz

O Governo garantiu hoje que acompanhou a situação dos passageiros de um navio cruzeiro que foram impedidos de desembarcar em Lisboa devido ao surto de Covid-19 e fizeram, depois, a viagem por autocarro para a capital portuguesa.

Autoridades acompanharam situação de passageiros de cruzeiro de Cadiz
Notícias ao Minuto

18:38 - 15/03/20 por Lusa

País Covid-19

A sua esmagadora maioria já deixou o país, de avião, e resta um grupo que está "a ser acompanhado" até deixar Lisboa nos "próximos dias", afirmou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa, em Lisboa, na qual fez um balanço da aplicação das medidas adotadas pelo executivo para conter a doença.

"A deslocação por via terrestre foi monitorada pelas forças de segurança. Neste momento, três quartos dos passageiros transportados nesses autocarros já saíram de Portugal por via aérea e os restantes estão a ser acompanhados para que saiam do país nos voos que tem reservados para os próximos dias", afirmou,

Cerca de 1.800 passageiros de um cruzeiro com origem no Brasil fizeram uma escala não prevista no porto de Cadiz, em Espanha, devido à interdição de desembarque em Portugal, terminando de manhã o percurso no aeroporto de Lisboa por via terrestre.

Contactada pela agência Lusa, fonte da GNR confirmou ter identificado alguns destes autocarros de passageiros, tendo procedido ao seu acompanhamento desde a fronteira de Caia até ao aeroporto de Lisboa.

Os passageiros viajavam a bordo do cruzeiro "MS Sovereign", operado pela Pullmantur Cruises, do grupo Royal Caribbean International, sendo o seu destino final Lisboa, onde está previsto permanecerem uma semana até ao regresso ao Brasil.

Um operador turístico relatou à Lusa que transportou alguns dos passageiros do cruzeiro do aeroporto até ao hotel onde estava previsto ficarem hospedados e que estes, apesar de viajarem de máscara, estavam pouco informados sobre a situação de emergência na Europa e em Portugal devido à propagação da Covid 19.

Segundo a fonte, os passageiros viajaram de autocarros do porto de Cádiz, tendo permanecido "várias horas na fronteira" à espera de ser autorizada a sua entrada em Portugal e depois fizeram a viagem terrestre até ao aeroporto de Lisboa.

Na sexta-feira, o Governo assinou um despacho conjunto que interdita o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro em portos nacionais a partir de sábado, com exceção para cidadãos portugueses, devido à pandemia de Covid-19.

"O despacho conjunto interdita o desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais, exceto a cidadãos nacionais, titulares de autorização de residência em Portugal ou em casos excecionais relacionados com uma situação de saúde, mediante autorização da autoridade de saúde", refere o Ministério da Administração Interna em comunicado.

Esta interdição entrou em vigor no sábado e decorre até 09 de abril, podendo ser prorrogada "em função da evolução da situação epidemiológica" e os navios de cruzeiro estão autorizados a atracar nos portos nacionais para abastecimento e manutenção.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.000 mortos em todo o mundo.

Em Portugal, o número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu hoje para 245, mais 76 do que os contabilizados no sábado, e os casos suspeitos são agora 2.271.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório