Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Polícias europeus querem mais tecnologia para maior defesa das crianças

Os chefes de polícia europeus, incluindo Portugal, defendem que as empresas de tecnologia devem mudar a sua forma de trabalhar para evitar a divulgação de imagens de abusos sexuais de crianças, divulgou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Polícias europeus querem mais tecnologia para maior defesa das crianças
Notícias ao Minuto

09:14 - 14/02/20 por Lusa

País Polícia

Em comunicado, a PJ adianta que os chefes de polícia europeus reuniram-se várias vezes durante o final do ano passado e acordaram apoiar a agência britânica contra o crime, a National Crime Agency (NCA), para que as empresas de tecnologia mudem a sua forma de trabalhar para evitar abusos sexuais de crianças.

Nas reuniões participaram chefes de polícia de toda a Europa, entre os quais Portugal, tendo sido aprovados cinco pedidos dirigidos ao setor da indústria da tecnologia.

Os responsáveis vão pedir que o material relativo a abuso sexual de crianças seja bloqueado logo que as empresas detetem o seu carregamento e que impeçam o aliciamento em linha nas suas plataformas.

Os chefes de polícia consideram também que as empresas devem trabalhar com os governos e os parceiros responsáveis pela aplicação da lei para pôr termo à transmissão em direto de abuso de crianças nas suas plataformas.

"As empresas devem estar claramente mais propensas a ajudar os serviços responsáveis pela aplicação da lei a lidar com a exploração sexual de crianças" e devem "demonstrar uma maior abertura e transparência, bem como vontade de partilhar as melhores práticas e tecnologias entre empresas", são outros pedidos.

"Existe uma relação direta entre infratores que visualizam material relativo ao abuso em linha e que passam a abusar sexualmente de crianças", refere a nota.

Os chefes de polícia europeus consideram que a "segurança das crianças deve ser incorporada na conceção e que é possível encontrar o equilíbrio certo entre a proteção da privacidade dos utilizadores e a proteção das pessoas, em especial das crianças, contra os efeitos lesivos do crime".

As autoridades estimam que a grande maioria dos infratores terá começado a cometer crimes através da visualização de conteúdos de abuso sexual de crianças na Internet.

Dados da NCA apontam para um aumento na escala, complexidade e severidade no que se refere ao abuso sexual de crianças online.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório