Polícia Marítima fica na Grécia mais um ano, até janeiro de 2021

O Governo estendeu, por mais um ano, até janeiro de 2021, a missão da Polícia Marítima na Grécia, ao serviço da agência europeia de fronteiras, FRONTEX, anunciou hoje o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

Polícia Marítima

© Global Imagens

Lusa
22/01/2020 13:21 ‧ 22/01/2020 por Lusa

País

Migrações

 

Em declarações à agência Lusa, Gomes Cravinho afirmou que a Polícia Marítima, "ao longo destes últimos anos, fez um trabalho extraordinário na Grécia, um trabalho que não tem valor, dado que salvou a vida de centenas de pessoas", e retirou "cerca de sete mil pessoas" do mar.

"Esse trabalho tem sido muito reconhecido pelas autoridades gregas e pelos outros países com quem trabalhamos na operação da FRONTEX foi pedido que ficássemos mais um ano", disse.

O Governo, concluiu, fez uma avaliação e daí a "decisão de renovar até 31 de janeiro de 2021 a estadia da Polícia Marítima na Grécia na ilha de Lesbos", onde chegam "muitos e muitos milhares de refugiados, sírios afegãos e de outros países", que querem chegar à Europa.

Ainda há uma semana, em 15 de janeiro, a Polícia Marítima portuguesa detetou uma embarcação com 50 migrantes a bordo, a navegar junto à baía de Ormos Mourtias, na ilha de Samos, na Grécia.

Segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional, estavam 20 crianças, 14 mulheres e 16 homens a bordo do bote.

A Política Marítima portuguesa está integrada na operação Poseidon, sob a alçada da agência europeia FRONTEX, e presta apoio às autoridades gregas no mar Mediterrâneo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas