Quem nunca ouviu que é mais provável que lhe caia um raio em cima do que ganhar o Euromilhões? Contudo, em nome de todos os que ainda têm esperança de serem milionários de um dia para outro, é de lembrar que já saíram a 70 pessoas em Portugal os primeiros prémios do Euromilhões.
De acordo com uma nota enviada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o maior prémio que já saiu por cá, desde que o jogo foi lançado Portugal a 2 de outubro de 2004, foi de 190 milhões de euros no distrito de Castelo Branco e aconteceu em 2014.
Em segundo lugar, seguem-se 163 milhões de euros no distrito de Coimbra, em novembro de 2015. E ainda no pódio encontramos o último vencedor do Euromilhões em Portugal, que ganhou na semana passada 100,8 milhões de euros no distrito de Lisboa.
O Euromilhões foi lançado a 13 de fevereiro de 2004, em Espanha, França e Inglaterra. Chegou a Portugal, Irlanda, Áustria, Bélgica, Suíça e Luxemburgo, a 2 de outubro do mesmo ano e o primeiro sorteio realizou-se em Portugal no dia 8 de outubro de 2004.
O novo jogo, exclusivo em Portugal, o M1lhão, surgiu mais tarde, já em 2016.
"Em Portugal, logo no início, entre os anos de 2004 e 2005, transformou-se no jogo social com maior notoriedade espontânea: 92% da população adulta portuguesa colocava o Euromilhões como primeira referência de jogo a dinheiro. Em 2018, o Euromilhões representou 805 milhões de euros das vendas brutas dos jogos sociais", informa ainda a nota referida.
É de recordar ainda que, o Euromilhões é uma das principais fontes de financiamento das políticas sociais do Estado, em áreas como a saúde, solidariedade social, desporto ou cultura.