Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Escola de Mirandela reabre na quinta-feira depois de resolvido problema

A creche e escola de Música que funcionam no edifício evacuado hoje em Mirandela, no distrito de Bragança, retomam na quinta-feira a atividade normal depois de repostas as condições de segurança, informou hoje a Câmara Municipal.

Escola de Mirandela reabre na quinta-feira depois de resolvido problema
Notícias ao Minuto

20:02 - 15/01/20 por Lusa

País Gás

O vereador da Educação, Orlando Pires, adiantou à Lusa que, depois de arejado o espaço e retiradas as três botijas de gás que estiveram na origem do problema na manhã de hoje, as entidades competentes validaram ao final da tarde que estão reunidas as condições necessárias para o uso das instalações.

Trata-se do antigo edifício onde esteve instalado o Instituto Jean Piaget, que é propriedade da Câmara Municipal, e onde funcionam atualmente a creche Nuclisol com 40 crianças e a escola de Música Esproarte.

Cerca de 100 pessoas tiveram de ser retiradas das instalações hoje de manhã depois de ter sido acionado o plano de evacuação devido ao cheiro a gás.

No balanço do acontecimento, o vereador Orlando Pires firmou que "tudo não passou de um susto" e garantiu que "o plano implementado pela Proteção Civil, PSP, empresa de gás e comunidade escolar funcionou em pleno e a evacuação decorreu em segurança sem vítima".

Apenas um jovem foi levado ao hospital por se ter sentido mal, alegadamente devido a um problema respiratório de que já sofria.

Além dos cursos de ensino superior, o Instituto Jean Piaget tinha em funcionamento naquele edifício um laboratório que estava agora a desmantelar e onde teve origem a fuga de gás, como indicou à Lusa a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues, que é também a responsável pela Proteção Civil Municipal

O alerta para o incidente foi dado às 10:39 e uma hora depois a Autoridade Nacional da Proteção Civil deu como fechada a ocorrência que envolveu seis bombeiros e polícias e duas viaturas.

O equipamento do laboratório já tinha sido retirado das instalações, mas terão ficado três botijas de gás propano ativas. As obras em curso, de acordo com a autarca, terão danificado um dos tubos do gás que se propagou pelo edifício todo.

O sistema de evacuação foi acionado e as crianças do infantário foram recolhidas nas instalações da PSP, que ficam em frente do outro lado da avenida, até os pais as irem buscar.

Curiosamente, a creche Nuclisol tinha programado para a manhã de hoje um simulacro para testar as condições de segurança, contou a autarca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório