Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Detidos quatro suspeitos por furto de várias viaturas de gama alta

Crimes aconteceram no Porto, Lisboa e Oeiras.

Detidos quatro suspeitos por furto de várias viaturas de gama alta
Notícias ao Minuto

13:25 - 14/01/20 por Notícias Ao Minuto

País Furto

A PSP deteve, em flagrante delito, no passado sábado, dia 11 de janeiro, quatro homens por suspeitas da prática de crimes de furto de viatura e falsificação de documentos associados a uma das viaturas furtadas, em Lisboa.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta força de segurança revela que uma das detenções ocorreu no seguimento da notícia de furto de viaturas em stand, onde a rápida intervenção policial permitiu intercetar e identificar o autor do ilícito, procedendo à abordagem do mesmo, vindo a apreender duas viaturas avaliadas em 42 mil euros, que tinham sido recentemente furtadas.

O detido, no passado mês de dezembro furtou uma viatura na cidade do Porto, tendo enganado um funcionário do stand, permitindo-lhe a apropriação da viatura sem que o primeiro se apercebesse das suas intenções. Já no mês de janeiro e em Oeiras, o mesmo suspeito voltou a furtar uma outra viatura, como o mesmo modus operandi.

O detido foi presente na Instância Central, 1.ª Secção de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca de Oeiras, para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido mantida a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Em paralelo, a PSP deteve outros três suspeitos, após ter sido detetada uma viatura furtada a entrar num armazém na zona de Lisboa com o propósito de se trocaram as matrículas originais por outras pertencentes a uma viatura distinta.

Essa manobra foi verificada por uma equipa da investigação criminal do Comando metropolitano de Lisboa da PSP que, de imediato, realizou as diligências necessárias com vista a deter os suspeitos e recuperar a viatura furtada.

Posteriormente, quando os suspeitos se encontravam na via pública a circular com a viatura furtada, foram abordados e detidos em flagrante delito pelo crime de furto e uso de viatura e falsificação de documentos.

A viatura furtada que já dispunha de outras chapas de matrícula falsas foi apreendida, procedendo igualmente à apreensão das chapas de matrícula originais da viatura furtada que se encontravam espartilhadas e prontas para serem deitadas ao lixo.

Não tendo sido possível apurar a participação real na consumação do furto da viatura, os três detidos foram conduzidos à esquadra e foram notificados para comparecer na Instância local, Secção de Pequena Criminalidade de Lisboa, a fim de serem sujeitos a julgamento sumário.

Todos os suspeitos detidos detêm vários antecedentes por crimes contra o património, nesta tipologia em particular, tendo inclusive sido detidos e indiciados pela PSP em crimes semelhantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório