Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tem uma arma não declarada? Entregue-a sem penalização

Guarda Nacional Republicana (GNR) explica como deve proceder.

Tem uma arma não declarada? Entregue-a sem penalização
Notícias ao Minuto

08:38 - 30/12/19 por Notícias Ao Minuto

País GNR

A GNR recorda, numa publicação no Facebook, que a última alteração à lei das armas permite que os cidadãos que detenham armas que não estão registadas possam entregá-las, de forma voluntária, sem qualquer penalização. Tem até ao dia 22 de março do próximo ano para o fazer. 

Depois de examinada, explica a autoridade, a arma poderá ficar em situação de detenção no domicílio durante seis meses, período em que se processará o licenciamento.

Os cidadãos que sejam detentores de armas não declaradas vão poder regularizar a situação, desde que legalmente possível, e se forem titulares de licença habilitante, ou isentos de licença, por força de estatuto profissional específico, sublinha ainda. 

Para tal, é necessário entregar num posto da GNR, os estes dois documentos, devidamente preenchidos: O requerimento para manifesto e entrega voluntária de armas e sua detenção domiciliária provisória (pode descarregar o documento aqui) e  a identificação de armas ou munições (pode descarregar o documento aqui). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório