Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Jogo "está 0-0". "Continuamos a ser uma equipa de ataque"

O presidente cessante da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, avisou hoje que o jogo ainda está "0-0" para os liberais apesar da vitória ao eleger um deputado, pedindo a consolidação como um "movimento de contracultura, moderado e não populista".

Jogo "está 0-0". "Continuamos a ser uma equipa de ataque"
Notícias ao Minuto

12:53 - 08/12/19 por Lusa

Política Iniciativa Liberal

A intervenção de Carlos Guimarães Pinto na III Convenção Nacional da Iniciativa Liberal, que decorre hoje em Pombal, distrito de Leiria, foi feita através de um vídeo gravado uma vez que o presidente que hoje cessa funções está no Vietname.

Carlos Guimarães Pinto, que no final de outubro anunciou que iria abandonar a liderança do partido, usou uma imagem do tempo em que era árbitro de futebol e muitas vezes acontecia que numa equipa, quando marcava um golo muito cedo, os jogadores, depois de festejarem, repetiam uns para os outros "ainda está 0-0" para "passar aquela mensagem de que aquele golo tão cedo não mudava nada no seu plano de jogo".

"Nós também conseguimos marcar um golo mais cedo do que o esperado, mas nada disso deve mudar o nosso espírito, a nossa forma de fazer as escolhas. (...) Por isso vos digo, está 0-0. Continuamos a ser um partido de ataque, um partido que quer renovar a política, quer trazer ideias novas, quer trazer pessoas novas, sem ter medo, apenas agora temos mais meios para o fazer do que tínhamos antes", comparou, referindo-se à eleição de um deputado para o parlamento nas últimas eleições.

Para o presidente em fim de funções - que será substituído na convenção eletiva de hoje pelo deputado João Cotrim Figueiredo, o único a apresentar candidatura - foi um "prazer ter liderado o partido neste 'sprint' inicial", mas avisou que "continua a ser uma grande maratona" já que o partido precisa de continuar a crescer.

"Precisamos acima de tudo de nos consolidar como movimento de contracultura, um movimento moderado, não populista, um movimento que num país socialista é um movimento de contra cultura", defendeu.

Na perspetiva do liberal, "para defender o autoritarismo, o identitarismo, as falsas boas intenções, qualquer idiota populista serve".

"Mas para defender a liberdade, o progresso e os caminhos muitas vezes pouco intuitivos para lá chegarmos precisamos de gente capaz, inteligente. O primeiro quilómetro desta maratona acabou e é com muita felicidade que digo que estamos no pelotão da frente. Agora o objetivo é ganhá-la", enfatizou.

À futura comissão executiva, que será liderada por João Cotrim Figueiredo, só quis "desejar muito boa sorte" uma vez que sabe que "tudo o resto que precisam já têm".

"Não há nenhuma direção de nenhum partido nacional que conte com uma equipa tão boa como esta e a liberdade precisa de pessoas assim", elogiou.

Logo no início do vídeo, durante o qual foram aparecendo várias fotografias da atividade de Carlos Guimarães Pinto e do partido nos últimos tempos, o liberal fez questão de destacar os "números da participação da Convenção deste ano".

"Que grande diferença face à convenção do ano passado, não só pelo número de participantes, mas também pelo número de candidatos às vagas deixadas no Conselho Nacional, assim como o número de moções apresentadas. É fantástico perceber este crescente interesse e a vontade de participar de todos", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório