Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Fake News: Cidadãos devem ser mais proativos, diz especialista

A professora Elsa Costa e Silva disse hoje à Lusa que os cidadãos precisam de ser mais proativos no consumo de informação, verificando a fiabilidade e a fonte dos conteúdos que recebem.

Fake News: Cidadãos devem ser mais proativos, diz especialista
Notícias ao Minuto

19:16 - 02/12/19 por Lusa

País Fake news

"O cidadão precisa de ser mais proativo no consumo de informação. Tem que procurar órgãos certificados. Não pode continuar a ver informação de um qualquer 'link' na internet e acreditar que aquilo é real", defendeu Elsa Costa e Silva, em declarações à Lusa, à margem da conferência 'Financiamento dos Media', organizada pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Para a especialista cabe, assim, aos leitores "fazer um trabalho extra" para verificar a fiabilidade e a fonte da informação que recebem.

Já sobre os constrangimentos que os meios de comunicação social vivem, a professora da Universidade do Minho referiu que a solução pode passar por uma maior literacia dos media, por ajustes na regulamentação e por maiores incentivos nas escolas.

No entanto, garantiu que estas propostas não conseguem resolver, por si só, a falta de recursos humanos, financiamento e o decréscimo das vendas nos meios de comunicação.

"Temos uma política de gratuitidade que faz com que as pessoas não estejam dispostas a pagar pela informação", vincou, notando que esta não é uma realidade de hoje.

Por outro lado, esta docente disse que, atualmente, os alunos de comunicação preferem optar por outras vias que não o jornalismo, de modo a garantirem, no futuro, uma melhor qualidade de vida.

"É muito preocupante não termos história nas redações, mas também não ter gente de qualidade com interesse nesta área", lamentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório