Um homem com 57 anos de idade foi detido pelo Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental de Barcelos, por capturar aves selvagens. A detenção ocorreu no passado dia 29 em Fão, concelho de Esposende.
Os militares surpreenderam o suspeito em flagrante no seguimento de uma ação de patrulhamento "enquanto este manuseava artigos para capturar aves selvagens", é revelado em nota enviada às redações.
Na operação foram recuperados cinco pintassilgos (Carduelis carduelis), espécie protegida da fauna selvagem Europeia, sendo referidas na 'Diretivas Aves e Habitats' e encontrando-se incluídas nas listas da Convenção de Berna.
Foram ainda apreendidas uma rede 'camaroeira' e alçapão, bem como um aparelho rádio eletrónico usado como chamariz, explicita o mesmo comunicado.
As aves foram restituídas ao seu habitat natural. Já o homem foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Esposende.
Material apreendido durante a operação© Guarda Nacional Republicana