Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Leiria apela ao Governo para travar exploração de gás na Bajouca

O Município de Leiria enviou hoje uma carta ao ministro do Ambiente e Ação Climática a pedir para travar a exploração de gás na freguesia da Bajouca.

Leiria apela ao Governo para travar exploração de gás na Bajouca
Notícias ao Minuto

12:53 - 02/12/19 por Lusa

País Leiria

Numa missiva assinada pelo presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes (PS), apela-se ao ministro João Pedro Matos Fernandes que resgate a concessão de exploração de gás natural, atribuída a uma empresa australiana.

A carta de Gonçalo Lopes surge na sequência de uma missiva que o ministro enviou à ativista Greta Thunberg, que deverá chegar hoje a Portugal, na qual afirma que Portugal é um dos países europeus que mais sofre com as consequências das alterações climáticas.

"Temos uma estratégia nacional ambiciosa de adaptação às alterações climáticas que temos seguido à risca porque, para Portugal, trata-se de um problema atual e não do futuro", refere a carta redigida pelo ministro, citada pelo autarca.

Gonçalo Lopes considera que o Governo "deve aproveitar esta grande oportunidade para afirmar que não quer a exploração do gás e resgatar a concessão".

"Os custos desse resgate são reduzidos, uma vez que ainda não foi feita prospeção. Acredite, só temos a ganhar com esta decisão. Portugal deseja, dentro de poucos anos, ser o primeiro país a alcançar a ambiciosa neutralidade carbónica. Mas essa meta, traçada para 2050, não é compatível com a existência de explorações de gás no nosso país", alertou o presidente.

Segundo Gonçalo Lopes, a aposta "deve ser nas energias de natureza renovável, como, de resto, está previsto nas linhas de apoio comunitárias".

Na carta, na qual o presidente do Município de Leiria desafia o governante a visitar a Bajouca, "que também é Europa e também quer continuar a ser verde", adianta-se que "num país que traçou para si próprio metas ambientais ambiciosas, esta posição é um contrassenso".

E salientou que "o gás tem os dias contados".

"Sabemos que esta concessão na região de Leiria foi atribuída em 2015, no final do mandato do XIX Governo Constitucional de Portugal, de uma forma atribulada. Dessas concessões, já caíram as do petróleo, restando duas de gás", recordou.

Gonçalo Lopes explicou que, nas últimas semanas, a autarquia tem trabalhado com especialistas e investigadores no âmbito da Avaliação do Impacto Ambiental desta concessão de gás. "A posição é unânime: a exploração de gás na Bajouca, ou em qualquer ponto do país, não faz sentido para quem quer descarbonizar Portugal".

Para o presidente, esta exploração "não é solução para Portugal, seja do ponto de vista ambiental ou financeiro".

"Aliás, a exploração de gás nesta localidade não representaria qualquer vantagem para o consumidor português, que continuaria a ter de suportar a mesma fatura energética. Para o Governo, a compensação a receber seria, além de diminuta, fracionada em montantes irrisórios ao longo de dolorosos anos de exploração", reforçou na carta.

Na mesma carta, Gonçalo Lopes recordou ainda que a região de Leiria "tem sido a mais atingida pelos fenómenos resultantes do aquecimento global: o avanço do mar na costa, em especial na Praia do Pedrógão em 2013; o trágico incêndio do Pinhal de Leiria em 15 de outubro de 2017; e a tempestade Leslie, que, no dia 13 de outubro de 2018, deixou um profundo rasto de destruição nesta região".

"Se a globalidade dos portugueses admite a exploração do lítio, incluindo ambientalistas, por representar uma opção energética do futuro, já o caso do gás é difícil de entender ou defender por quem se comprometeu com a construção e uma Europa verde", insistiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório