Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Silves adquire robot para limpeza de mato e prevenção de incêndios

A Câmara de Silves adquiriu um 'robot' de rasto para trabalhos de desmatação, o que permite melhorar o "trabalho e a segurança" dos sapadores na prevenção de incêndios, afirmou hoje à Lusa a presidente da autarquia.

Silves adquire robot para limpeza de mato e prevenção de incêndios
Notícias ao Minuto

16:12 - 08/11/19 por Lusa

País Floresta

Em declarações à Lusa, Rosa Palma adiantou que este é "o primeiro equipamento público, desta especificidade, a operar no Algarve", que irá permitir atuar de uma forma" mais imediata nas estradas e em zonas próximas das áreas urbanas".

A máquina, que pode ser manobrada remotamente, permitirá operar em áreas de difícil acesso, sem comprometer a segurança dos operacionais, facilitando o trabalho dos sapadores florestais, que até aqui procediam ao trabalho de desmatação com recurso a moto roçadores.

As equipas de sapadores vão ter uma formação específica para manobrar o equipamento, que representa um investimento de 75 mil euros, possibilitando "um trabalho independente e complementar ao das máquinas de rasto".

A autarquia pretende, assim, aumentar a capacidade de intervenção na criação de áreas de defesa de aglomerados populacionais e vias de comunicação, garantindo a sua implementação nas principais áreas de risco: São Marcos da Serra, São Bartolomeu de Messines e Silves.

Desde 2014, que a autarquia tem tido uma ação mais ativa na desmatação, criação de acessos e limpeza das faixas de combustível, tendo, até, estabelecido um acordo com o Exército Português para esse fim.

No entanto, segundo Rosa Palma, apesar de "não haver garantia de proteção de 100%", como aconteceu no grande incêndio de 2018, há uma "consciência mais tranquila por antever e prevenir o que é possível".

A presidente do município de Silves, que tem uma vasta área florestal, relembrou que, nos últimos anos, só em 2019 o concelho "não foi assolado por um incêndio".

Em agosto do ano passado, o incêndio que começou em Monchique -- o maior da Europa em 2018 -- alastrou-se também ao concelho de Silves, obrigando a retirar dezenas de pessoas das suas habitações por precaução.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório