Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Ministra promete trabalho no terreno com os atores locais

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, prometeu hoje muito trabalho no terreno com todos os atores locais e com os outros ministérios, mas remeteu para mais tarde o anúncio de ações concretas.

Ministra promete trabalho no terreno com os atores locais
Notícias ao Minuto

16:44 - 29/10/19 por Lusa

País Ana Abrunhosa

"A coesão territorial simboliza trabalhar muito com os vários atores no terreno e também com os outros ministérios do Governo", disse hoje à agência Lusa Ana Abrunhosa, prometendo "muito compromisso e muito trabalho no terreno com os atores [locais]".

Nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, onde hoje participa no primeiro ato público como ministra, Ana Abrunhosa remeteu para "mais adiante", após a definição da orgânica do Governo, a divulgação de medidas concretas.

Questionada sobre o facto de as autarquias locais não ficarem sobre a tutela do seu ministério, mas sim no da Administração Pública, Ana Abrunhosa manifestou concordância com a decisão do primeiro-ministro, António Costa.

Para a ministra, António Costa "decidiu, e bem, que as autarquias ficariam com outro ministério", mas, frisou, "no Governo trabalhamos uns com os outros".

Lembrando sempre ter trabalhado, nas anteriores funções, "com as autarquias, com os politécnicos e com as comunidades intermunicipais", Ana Abrunhosa assegurou que "não é o facto de estarem ou não" na tutela do seu ministério que "impede" o trabalho conjunto.

Ana Abrunhosa foi presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) desde maio de 2014 até à sua nomeação como ministra.

A ministra falava à Lusa à margem da sua primeira aparição pública, na abertura oficial do ano letivo do Instituto Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha, onde se localiza um dos polos da instituição, a Escola Superior de Arte e Design (ESAD.CR).

Ana Abrunhosa foi hoje agraciada pelo IPL com o título de Professor Honoris Causa, numa demonstração de "gratidão institucional e pessoal pela competência, visão e apoio institucional que, enquanto presidente da CCDRC, sempre deu a esta região e em particular ao Politécnico de Leiria", explicou o presidente da instituição, Rui Pedrosa.

"Mais nervosa do que na tomada de posse [como ministra]", Ana Abrunhosa deixou o "casaco de ministra na cadeira" para aceitar o título e o compromisso de "fazer a ponte com os outros ministérios" no que toca aos projetos a desenvolver pelo IPL, cujo percurso elogiou durante o seu discurso.

A mesma distinção foi concedida, a título póstumo, a João Vasconcelos, antigo secretário de Estado da Indústria, natural de Leiria e que morreu em março deste ano, vítima de ataque cardíaco.

João Vasconcelos "era uma referência da região e do país no empreendedorismo e na capacidade de indutora de inovação na indústria e na intervenção social", afirmou Rui Pedrosa, destacando entre as "múltiplas iniciativas" desenvolvidas pelo antigo secretário de Estado "o lançamento da estratégia nacional para a indústria 4.0", realizada no Politécnico de Leiria.

O arranque do novo ano académico foi ainda marcado pela divulgação dos projetos de investigação desenvolvidos pelo instituto com quase 5.000 alunos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório