Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Seis propostas e seis frases dos deputados dos partidos estreantes

Seis propostas e seis frases dos deputados eleitos das três forças políticas que se estreiam na XIV Legislatura.

Seis propostas e seis frases dos deputados dos partidos estreantes
Notícias ao Minuto

07:25 - 23/10/19 por Lusa

Política Parlamento

André Ventura -- Chega

Propostas:

- Supressão da Lei da Paridade e de qualquer tipo de políticas de quotas.

- Castração química como forma de punição de agressores sexuais, a qualquer culpado de crimes de natureza sexual cometidos sobre menores de 16 anos.

- Aumento faseado, ao longo de 4 anos, das licenças de maternidade para os 3 anos, estendida para mais um ano no caso de crianças com deficiência.

- Eliminação do acesso gratuito a serviços de saúde para imigrantes ilegais e comparticipação para todos os residentes legais que não tenham um mínimo de 5 anos de permanência em Portugal.

- Deportação de todos os imigrantes ilegais para os seus países de origem, bem como de todos os imigrantes que, mesmo tendo a situação legalizada, cometam crimes que originem condenação a penas de prisão efetiva.

- Eliminar das isenções na saúde pública todas as intervenções cirúrgicas não relacionadas à saúde, como mudanças de sexo e aborto, com exceções.

Frases:

"Quantos paquistaneses vão ter de cortar a cabeça a mais mulheres para percebermos o real perigo que esta vaga islâmica significa para a Europa? No dia em que a bandeira do CHEGA estiver hasteada em São Bento ganham um bilhete só de ida."

André Ventura, Twitter

16/08/2019

"Quero prometer isto aqui. Em quatro anos, se entrarmos na Assembleia da República, vamos engolir o CDS, e em oito anos vamos engolir o PSD. Vamos ser o maior partido de Portugal."

André Ventura, em festa-comício no Mercado da Vila, em Cascais

04/10/2019

"As subvenções vitalícias custam por ano ao Estado 7 milhões de euros. Existem desde 1985. Façam as contas e vejam que dava para pagar o tratamento de SIDA, durante um ano, em Portugal."

André Ventura, RTP

30/09/2019

"Por que razão cresce o CHEGA nas sondagens e na rua? Porque já não é só a nossa voz individual, os nossos desejos e as nossas ambições. O CHEGA é a voz de um povo inteiro farto de corrupção e de impunidade."

André Ventura, Twitter

04/10/2019

"Eu não fujo de rótulos, não me sinto de extrema-direita, porque sou europeísta e acredito na liberdade. Acho que devemos deixar cair estes rótulos de extrema-direita e extrema-esquerda, porque só afastam o eleitorado."

André Ventura, entrevista ao semanário Sol

18/12/2018

"Temos tido uma excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas. Não compreendo que haja pessoas à espera de reabilitação nas suas habitações, quando algumas famílias, por serem de etnia cigana, têm sempre a casa arranjada. Já para não falar que ocupam espaços ilegalmente e ninguém faz nada. Quem tem de trabalhar todos os dias para pagar as contas no final do mês olha para isto com enorme perplexidade. Isto não é racismo nem xenofobia, é resolver um problema que existe porque há minorias no nosso país que acham que estão acima da lei."

André Ventura

07/2017, Notícias ao Minuto

João Cotrim de Figueiredo -- independente -- Iniciativa Liberal

Propostas:

- Introdução de uma taxa única de IRS de 15%.

- Liberdade de escolha na Segurança Social -- regime misto (repartição e capitalização) e na escolha dos estabelecimentos de ensino.

- Equiparação dos estatutos laborais de função pública e trabalhadores privados.

- Reforma do sistema eleitoral para a criação de círculos uninominais e de um círculo comum.

- A garantia legal da liberdade de decisão sobre o fim da vida e a legalização da cannabis e regulação da prostituição.

- Promover a liberdade de escolha dos estabelecimentos de ensino, quer por questões geográficas, pelo seu cariz público ou privado, quer pela diferenciação da oferta educativa.

Frases:

"Se não há solução que não esbarre na Constituição resignamo-nos a viver com o atual estado de coisas no que diz respeito à corrupção, ou vale a pena abrir a discussão constitucional? Não tenho dúvidas sobre a resposta".

João Cotrim de Figueiredo

13/10/2019, em entrevista à Lusa

"As pessoas sentem que algo está errado quando continuamos sem crescer, com níveis de desenvolvimento muito abaixo da média europeia. Temos visto a produtividade a baixar relativamente aos nossos concorrentes, o que é assustador, porque é isso que vai determinar os salários do futuro e chegamos a uma situação em que o salário médio é de 950 euros, o que não é aceitável".

25/09/2019

João Cotrim de Figueiredo, em ação de campanha

"É o principal problema deste país do ponto de vista económico. Nos últimos 25 anos passámos de ter 68% da média europeia, que já de si é um número embaraçoso, para 64%. E é a produtividade que garante que eu posso, ou não, subir salários. Mas estamos a andar para trás"

João Cotrim de Figueiredo

15/10/2019, em entrevista ao site "Sapo24"

"A primeira batalha desta luta é implantar ideias liberais na agenda. Nunca houve liberalismo em Portugal, nem no tempo do liberalismo, no séc. XIX, muito menos o liberalismo que a Iniciativa Liberal personaliza, que é um liberalismo moderno".

Cotrim de Figueiredo

15/10/2019, em entrevista ao site "Sapo24"

"Não consigo ficar sentado enquanto o país marca passo e não dá à geração dos meus filhos metade das oportunidades que a minha geração teve".

Cotrim de Figueiredo

07/2019, Facebook

"A venda é das coisas mais nobres que existem; significa pormo-nos nos pés e na cabeça do outro para lhe passar algo relevante. Não é enganá-lo, é tornar a sua vida melhor" .

Cotrim de Figueiredo, perfil de 2015 na revista Sábado, republicado em 07/10/2019

Joacine Katar Moreira - Livre

Propostas:

- Legalização da morte assistida.

- Legalizar o consumo e a venda de cannabis, incluindo para uso recreativo, com a obrigatoriedade da etiquetagem informativa, com informação sobre os riscos.

- Retirar a disciplina de Educação Moral e Religiosa do currículo das escolas públicas.

- Eliminar os paraísos fiscais na União Europeia, incluindo o `offshore´ da Madeira.

- Aumento do Salário Mínimo Nacional para 900 euros até ao fim da legislatura.

- Redução geral do horário de trabalho para 30h semanais e do aumento dos dias de férias para os 30 dias anuais, de forma progressiva.

- Redução do IRC para as empresas que criem empregos no interior.

Frases:

"Alguém com um ordenado mínimo de 600 euros não tem opções. Não tem opções rigorosamente nenhumas. E também um ordenado mínimo de 600 euros é o Estado a informar alguns indivíduos de que não tem altas expectativas em relação a eles."

Joacine Katar Moreira

28/10/2019, na campanha eleitoral

"O ideal era que não fossem necessárias quotas para as pessoas que não estão em Portugal continental, o ideal era que não fossem precisas quotas para pessoas com deficiência, o ideal era que também não fossem necessárias quotas para mulheres. Isto no mundo ideal, só que infelizmente não vivemos no mundo ideal."

Joacine Katar Moreira, em entrevista à Lusa, na pré-campanha

"Hoje em dia é insuficiente nós nos mostrarmos conscientes sobre a emergência climática. É preciso que o Estado disponibilize [recursos], com o apoio da União Europeia, com o apoio das entidades, e coloque a urgência climática enquanto uma das urgências número um de qualquer orçamentação do Estado."

Joacine Katar Moreira, na campanha eleitoral

"Eu acho uma ironia enorme isto. Eu andei a minha infância inteira e adolescência inteira, andei na universidade, fiz as minhas habilitações uma a uma, e nunca ninguém me deu oportunidade de esquecer-me que eu era uma mulher negra. E agora, no âmbito das eleições legislativas exigem que eu omita essa informação, que isso não importa nada."

Joacine Katar Moreira, Gente que não sabe estar, TVI, 25 out

"Não há lugar para a extrema-direita no parlamento português."

Joacine Katar Moreira

06 /10/2019, na sede do Livre, noite eleitoral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório