Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Engenheiras Por Um Dia' inicia a 3.ª edição sobre igualdade de género

O Projeto Engenheiras Por Um Dia destinado a jovens, inicia hoje a terceira edição, com vista à promoção da igualdade entre homens e mulheres nos setores das ciências, engenharias e tecnologias.

'Engenheiras Por Um Dia' inicia a 3.ª edição sobre igualdade de género
Notícias ao Minuto

16:42 - 15/10/19 por Lusa

País Engenharia

Segundo uma nota do gabinete da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, o projeto surge no seguimento do relatório hoje divulgado pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) referente ao Índice sobre Igualdade de Género.

De acordo com os dados do relatório, Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, que coloca o país em 16.º posição, mais sete do que eu 2005.

No entanto, o relatório destaca também, e aponta como um problema, a concentração desigual de mulheres e homens em diferentes setores de atividades, com 29% de mulheres a trabalhar na área da educação, saúde ou trabalho social em comparação com apenas 7% de homens, que, por sua vez, representam 31% dos trabalhadores nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas, contra 9% de mulheres.

As edições anteriores contaram com a participação de 3.000 estudantes, 11 instituições de ensino superior e várias empresas.

"O diretor-geral da Agência de Energia Nuclear da OCDE, Willian D. Magwood, numa conferência no Instituto Superior Técnico, reconheceu a profunda desigualdade de género nos setores da tecnologia e engenharia, afirmando que é urgente atrair mais mulheres para estas áreas. Em Portugal, a proporção de mulheres diplomadas nestas áreas caiu de 26,2% em 1999 para 20,6% em 2017", referiu no comunicado a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

"Procuramos combater os estereótipos sobre o que é suposto ser adequado às mulheres e raparigas e que condicionam as opções escolares e de carreira", acrescentou Rosa Monteiro.

O objetivo do projeto é o combate à segregação das profissões, de aumento de mulheres nas tecnologias e engenharias em Portugal e da promoção da igualdade de género nas áreas da educação e do emprego.

O Projeto Engenheiras Por Um Dia vai decorrer durante o ano letivo 2019/2020, junto de jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, estando integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório