Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sonae anuncia plano de igualdade de género para o período 2019-2021

A Sonae Capital revelou hoje o seu plano para a igualdade de género, para o período 2019-2020, cumprindo uma nova obrigação legal das empresas cotadas.

Sonae anuncia plano de igualdade de género para o período 2019-2021
Notícias ao Minuto

19:43 - 13/09/19 por Lusa

Economia Sonae Capital

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Capital deu conta do diagnóstico que levou a cabo para elaborar o documento, que possibilitou "avaliar a perceção dos colaboradores em relação à eventual existência de obstáculos ou restrições relacionadas com o género nas respetivas carreiras".

A empresa garantiu que foi possível identificar a "existência de boas práticas no domínio da igualdade de género e diversidade", sendo que o "autodiagnóstico revelou igualmente várias oportunidades de melhoria na divulgação e aperfeiçoamento das mesmas".

Assim, a sociedade irá implementar uma série de medidas, que começam logo na fase do recrutamento, com o uso de "linguagem inclusiva, permitindo a aceitação de candidaturas de qualquer género" e menções em cada anúncio de emprego sobre as políticas de igualdade de oportunidades e não descriminação da companhia, bem como equipas de seleção com equidade de género.

A Sonae Capital avança também que há várias medidas em cima da mesa durante o ciclo de vida do colaborador e que incluem uma retribuição apenas com base no mérito, oportunidades de carreira iguais, formação contínua na área e políticas de flexibilização horária, para conciliar a vida pessoal, familiar e profissional.

A empresa promete, no mesmo âmbito, a proteção e promoção de medidas de parentalidade, com várias iniciativas para ajudar no acompanhamento dos filhos ou mesmo analisar a atribuição de trabalho a tempo parcial.

A sociedade quer também alertar os colaboradores para a importância deste assunto.

A Sonae Capital promete monitorizar a aplicação destas medidas, através de um grupo de trabalho.

A elaboração de planos para a igualdade está prevista na lei que definiu as quotas de géneros nas administrações das empresas públicas e das cotadas em bolsa, que entrou em vigor em agosto de 2017.

Já em junho deste ano, o Governo publicou um despacho normativo onde estabelece que os planos para a igualdade relativos a cada ano devem ser comunicados anualmente até 15 de setembro do ano anterior a que dizem respeito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório