Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Avenida de Felgueiras vai ter troço com um sentido e menos estacionamento

A Avenida Dr. Leonardo Coimbra, uma das mais importantes de Felgueiras, vai ter apenas um sentido de trânsito, na zona mais próxima do centro, e contará com menos lugares de estacionamento, informou hoje o presidente da câmara.

Avenida de Felgueiras vai ter troço com um sentido e menos estacionamento
Notícias ao Minuto

19:12 - 19/09/19 por Lusa

País Felgueiras

Falando em reunião do executivo, Nuno Fonseca referiu que a obra para aquela artéria, já iniciada, no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, prevê que no troço entre o hotel e a Praça da República o trânsito se faça apenas num sentido, devendo parte da atual área disponível ser ocupada por zonas de peões e ciclovias. No resto da avenida, frisou o presidente, a circulação vai manter-se nos dois sentidos.

A questão foi suscitada pelo vereador do PSD, João Sousa, que questionou Nuno Fonseca sobre o que disse ser "alguma insatisfação" da população face ao que está perspetivado para aquela avenida, no contexto da empreitada de remodelação.

O autarca da oposição quis saber, também, se a intervenção implicava a supressão de lugares de estacionamento, como receiam moradores e comerciantes, uma vez que se trata de uma das ruas com mais comércio e serviços no centro de Felgueiras.

Nuno Fonseca admitiu que haverá menos lugares para estacionamento, que passarão dos atuais 140, para os 110, sublinhando que essa alteração decorre da natureza da obra, sem a qual, anotou, não haveria financiamento, o que obriga à disponibilização de ciclovias, diminuindo assim o espaço de aparcamento de automóveis. Referiu, também, que o modelo adotado vai de encontro ao que "se pretende para uma cidade moderna", que "prioriza os peões e a mobilidade sustentável".

O chefe do executivo anotou, por outro lado, que a preocupação com o estacionamento também explica o facto de parte da avenida, no contexto desta empreitada, passar a contar apenas com um sentido de trânsito (no troço final), para comportar mais lugares para o parqueamento de viaturas.

Nuno Fonseca observou depois que a cidade está dotada de um parque de estacionamento subterrâneo, com boa capacidade, a poucos minutos a pé daquela avenida, que pode e deve constituir uma alternativa aos lugares à superfície.

Acrescentou, a propósito, que o município admite estudar um modelo que permita baixar os preços daquele parque, propriedade da autarquia, mas concessionado a um privado, para reforçar a sua atratividade.

O vereador da oposição lamentou, por seu turno, que o atual executivo (PS/Livre) tenha alterado o anteprojeto que a autarquia tinha preparado, no anterior mandato, de maioria PSD, para candidatar a obra a financiamento.

João Sousa recordou que no modelo preconizado pelos social-democratas estava garantido que a avenida tivesse dois sentidos de trânsito, em toda a extensão.

O presidente disse "assumir por inteiro" a opção tomada, reforçando haver outras obras em curso ou programadas para a área urbana que seguem a mesma filosofia de mobilidade sustentável, domínio em que Felgueiras no futuro se quer destacar no contexto da região, anotou.

A remodelação da Avenida Dr. Leonardo Coimbra vai contar com um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros.

O arruamento vai ser profundamente alterado, com novos pavimentos, passeios mais largos e ciclovias, para além de modernização da iluminação pública e do mobiliário urbano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório