Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 24º

Edição

Oceanário entrega ao mar duas tartarugas em cativeiro há 30 anos

Duas tartarugas marinhas, que passaram mais de 30 anos em cativeiro e os últimos dois no Oceanário de Lisboa, em "estágio", foram devolvidas ao mar, largadas na zona da Madeira, informou hoje a instituição.

Oceanário entrega ao mar duas tartarugas em cativeiro há 30 anos
Notícias ao Minuto

19:11 - 13/11/13 por Lusa

País Regresso

"Daisy" e "Touché", apanhadas acidentalmente por pescadores, estiveram em aquários particulares e públicos, foram alimentadas à mão e alvo de curiosidade de milhares de pessoas. Em 2007, foram entregues ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios, onde começou um processo de reabilitação destinado a contrariar a rotina da alimentação à mão e a presença constante de pessoas.

Nos últimos dois anos, ainda segundo a mesma fonte, o Oceanário fez-lhes um estágio de adaptação às condições naturais, num aquário especialmente desenhado para receber répteis marinhos, 250 mil litros de água e um design em forma de "loop", que permite a natação contínua.

Com o apoio da Marinha Portuguesa, que providenciou o transporte e a logística, "Daisy" e "Touché" voltaram ao mar, ao largo das ilhas Desertas, cada uma com um transmissor via satélite, que permitirá o acompanhamento no oceano.

"Touché", diz ainda o Oceanário, tem mais de 40 anos e, como "Daisy", teve de ganhar massa muscular antes de se voltar a fazer ao mar. As duas tiveram também de reaprender a comer alimentos vivos.

E aprenderam bem. "Touché" tinha 90 quilos quando chegou ao Oceanário e hoje tem 142, e "Daisy" passou de 75 para 91. Ambas são da espécie "caretta caretta", considerada em perigo pela União Internacional de Conservação da Natureza. Podem chegar aos 80 anos.

O Oceanário de Lisboa foi inaugurado em 1998 e recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório