Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Carne contaminada com listeriose não está à venda em Portugal

O Ministério da Agricultura alerta, porém, para a necessidade de ter atenção se porventura for até Espanha.

Carne contaminada com listeriose não está à venda em Portugal
Notícias ao Minuto

17:45 - 21/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Listeriose

Depois de um surto de listeriose ter infetado cerca de 150 pessoas na Andaluzia e em outras comunidades autónomas de Espanha, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural garante que a Direção Geral de Alimentação e Veterinária está a acompanhar a evolução deste processo e a carne contaminada não está à venda em Portugal.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério de Capoulas Santos esclarece que o "alerta emitido pelo RASF, Sistema de Alerta Rápido para a Segurança Alimentar na União Europeia, indica que o produto contaminado com Listeria monocytogenes foi distribuído e comercializado exclusivamente em Espanha".

Os operadores do setor alimentar que operam em Portugal, refere ainda o Governo, "não comercializam a marca 'La Mechá', nem produtos com origem no seu fabricante (Magrudis). Toda a produção da Magrudis desde abril, incluindo a marca 'La Mechá', foi já retirada do mercado pela própria empresa, que se encontra neste momento encerrada".

A listeriose, recorde-se, "é uma infeção causada pela bactéria Listeria monocytogenes (L. monocytogenes), habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados. Em Portugal, a listeriose é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE)".

Aproveita o Ministério da Agricultura para alertar os viajantes que tenham como destino a referida região de Espanha para a "necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório