Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Listeriose. Andaluzia ordena retirada de todos os produtos de empresa

O governo da Andaluzia ordenou a paralisação da atividade e a retirada de todos os produtos da empresa sevilhana Magrudis, cuja carne da marca La Mechá estará na origem de um surto de listeriose que já fez um morto.

Listeriose. Andaluzia ordena retirada de todos os produtos de empresa
Notícias ao Minuto

16:25 - 21/08/19 por Lusa

Mundo La Mechá

O surto terá infetado cerca de 150 pessoas na Andaluzia e em outras comunidades autónomas de Espanha.

O diário El País avança que do total de infetados 53 estão hospitalizados em Sevilha, Huelva, Málaga e Cádiz.

Uma idosa de 90 anos que apresentava sinais e sintomas não resistiu à infeção e acabou por morrer.

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria 'Listeria monocytogenes', habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

Apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos.

A paralisação da atividade fabril foi adotada "do ponto de vista da prevenção", segundo o porta-voz da Junta da Andaluzia para esta crise de saúde, José Miguel Cisneros.

José Miguel Cisneros separou essa medida do possível surgimento de novos produtos contaminados e argumentou que a bactéria Listeria só foi detetada na carne "Mechá", cuja produção foi paralisada a 15 de agosto.

O responsável insistiu que a Listeriose é uma doença de declaração obrigatória desde 2011, pelo que a sua deteção e controle está sujeita a procedimentos protocolizados, que o Conselho da Andaluzia está a cumprir.

O diretor da unidade infecciosa do Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, onde há mais hospitalizados devido ao surto, reiterou o seu apelo à tranquilidade da população.

"Somente os pacientes que consumiram o produto identificado têm que ir ao médico, os outros, que não se preocupam, porque não têm Listeria", acrescentou.

José Manuel Cisneros defendeu "uma análise calma" da crise tendo em conta o facto de todos os dados serem conhecidos.

"Seria injustificável uma situação de pânico", quando a fonte da contaminação foi identificada, acrescentou.

A Listeria, adiantou, está presente em 1% da população sem efeitos patogénicos e "só causa doenças quando um alimento é contaminado e ali se reproduz e atinge quantidades que constituem uma ameaça à saúde".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório