Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Desmantelado posto de abate ilegal de animais no concelho de Sintra

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou hoje o desmantelamento de um posto de abate ilegal de animais, que funcionava nas instalações de uma exploração agrícola, na freguesia de Pêro Pinheiro, concelho de Sintra.

Desmantelado posto de abate ilegal de animais no concelho de Sintra
Notícias ao Minuto

16:14 - 14/08/19 por Lusa

País abate ilegal

"No decorrer do patrulhamento diário, os militares detetaram um anormal número de veículos junto a uma exploração agrícola e, ao aproximarem-se do local, apuraram que ali estava a ocorrer o abate clandestino de animais de raça ovina e caprina cujo destino era a sua venda para consumo público, sem que fosse sujeita a qualquer controlo de qualidade, colocando em risco os eventuais consumidores", conta a GNR, em comunicado.

Os militares do Destacamento Territorial de Sintra da GNR apuraram que já tinham sido abatidos "mais de 30 animais", constatando que "não existiam condições sanitárias nem se encontravam a ser respeitadas as normas de abate de animais, principalmente no que diz respeito ao bem-estar animal".

"Além disso, não estava a ser acautelado o correto encaminhamento dos restos mortais e dos subprodutos que não se destinavam ao consumo humano, tendo sido acionados meios através do Gabinete Médico Veterinário Municipal da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), de forma a que se procedesse ao correto tratamento e encaminhamento desses restos mortais dos animais, alguns já em avançado estado de putrefação", acrescenta a GNR.

No decorrer da ação, os militares da GNR apreenderam "diversos objetos destinados ao abate e desmanche dos animais, destacando-se uma serra elétrica e 11 facas".

Segundo o comunicado da GNR, "foram ainda resgatados 11 animais vivos que estavam destinados ao abate ilegal e identificados 15 compradores de carne que se encontravam no local".

O proprietário da exploração agrícola, antigo proprietário de um talho na localidade de Pêro Pinheiro, foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Sintra.

Na operação, que decorreu no domingo, 11 de agosto, estiveram presentes militares do Posto Territorial de Pêro Pinheiro, do Núcleo de Proteção Ambiental de Sintra, elementos do gabinete médico veterinário da Câmara Municipal de Sintra e uma equipa de inspetores da ASAE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório