Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Autarca de Mação lamenta "ataque" de ministro. "Acho que é pessoal"

Vasco Estrela, autarca de Mação, marcou presença no telejornal da SIC.

Autarca de Mação lamenta "ataque" de ministro. "Acho que é pessoal"
Notícias ao Minuto

20:56 - 24/07/19 por Pedro Filipe Pina

País Vasco Estrela

O momento em Mação é de analisar os danos. Mas as chamas que se fizeram sentir com intensidade esta semana naquele concelho abriram também caminho a trocas públicas de argumentos, nomeadamente entre o autarca Vasco Estrela e Eduardo Cabrita, minsitro da Administração Interna.

O presidente da câmara municipal de Mação marcou presença na noite desta quarta-feira no Jornal da Noite, na SIC Notícias, onde respondeu a questões sobre esta matéria.

Assunto sanado?

"Penso que as coisas estão relativamente esclarecidas, o senhor ministro [Eduardo Cabrita] esteve ontem comigo em Cardigos, estivemos algum tempo juntos, não abordou esta questão e o seu desconforto. Posteriormente teve estas declarações. Eu reagi nos termos que entendia que devia reagir. E aquilo que eu disse, e mantenho, é que lamento profundamente que o senhor ministro me tenha feito este ataque, que acho que é pessoal".

Recorde-se que, quando confrontado numa entrevista à RTP com críticas de Vasco Estrela à falta de meios no combate aos incêndios que consumiam Mação e os concelhos vizinhos de Vila de Rei e Sertã, Eduardo Cabrita acusou o autarca de agir como "um comentador televisivo".

Vasco Estrela diz que se limitou "a relatar o que ouvia no terreno". "Nunca critiquei objetivamente o Governo, nunca critiquei objetivamente o ministro, mas tenho obrigação perante a população do meu concelho e o pais de denunciar que, nalgumas situações, não foi possível que estivessem bombeiros nos locais onde deviam estar".

Logo de seguida o autarca realçou que não estava a criticar os bombeiros. "Os bombeiros não têm culpa nenhuma desta questão. Provavelmente não conseguiram chegar ao local, não eram suficientes, mas foram de uma enorme bravura todos os bombeiros que estiveram no combate ao incêndio".

"Nestas coisas temos de saber distinguir as pessoas dos lugares", prosseguiu.

"O senhor ministro tem um cargo institucional como eu tenho, eu fui eleito diretamente, o senhor ministro foi nomeado, mas eu respeito-o profundamente como a qualquer outro ministro e acho que o senhor ministro também terá de ter o respeito que me é devido", afirmou.

O autarca social-democrata realçou que "não há matéria nenhuma política" na base das suas declarações, até porque anteriormente já elogiou o Governo, "publicamente, até em programas de televisão, por algumas medidas que estava a tomar" nesta matéria referente aos incêndios.

"Não tenho nenhum problema em estar ao lado do Governo quando tenho de estar, da mesma forma que já demonstrei que fiquei de alguma forma, diria magoado, ou pelo menos um pouco triste, com o pouco apoio que senti por parte do meu partido [o PSD] aquando da disputa que tive com o Governo, e que terminou há poucos dias, na questão da distribuição dos fundos comunitários, que culminou com uma sentença favorável ao município de Mação", disse, realçando ainda que não guardará nenhum "rancor".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório