Segundo uma nota camarária, a Câmara estabeleceu com a ERSUC-Resíduos Sólidos do Centro uma parceria para recolha porta-a-porta, com o objetivo do desvio de recicláveis do fluxo de resíduos indiferenciados.
"Após dois meses no terreno, com mais de 150 estabelecimentos e 25 escolas aderentes, foram já recolhidas 7,4 toneladas de papel e cartão, 8,8 toneladas de embalagens de plástico e metal e 4,7 toneladas de vidro", refere a mesma nota.
O presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, diz que esta parceria "permite prestar um melhor serviço à população" local, "chegando mais próximo dos locais de produção e satisfazendo a necessidade de gestão dos recicláveis, contribuindo para um melhor desempenho ambiental do município".
A implementação do projeto no terreno envolveu as equipas da ERSUC e do município, com sensibilização aos estabelecimentos, aos quais foram disponibilizados sacos verdes, azuis e amarelos para recolha de, respetivamente, vidro, papel e cartão e embalagens de plástico e metal.
Os resíduos recicláveis foram posteriormente recolhidos porta-a-porta em dias predefinidos e enviados para a unidade de triagem de ERSUC em Eirol, no concelho de Aveiro.