Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Frentes de Vila de Rei e de Mação "estão 90% dominadas"

O incêndio que se mantém ativo em Vila de Rei e Mação está estabilizado. Não há nesta altura aldeias ou casas ameaçadas pelas chamas, mas o dia será "muito difícil" e as condições meteorológicas não vão ajudar.

Frentes de Vila de Rei e de Mação "estão 90% dominadas"
Notícias ao Minuto

08:11 - 22/07/19 por Fábio Nunes

País Incêndios

O incêndio de Vila de Rei e que se estendeu até Mação ainda lavra, mas as indicações da Proteção Civil são mais otimistas nesta altura. No briefing da manhã, o primeiro desta segunda-feira, Pedro Nunes, comandante operacional de Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, começou por explicar que o teatro de operações foi reorganizado, tendo sido definidas duas frentes deste incêndio: uma correspondente ao território de Vila de Rei e outra ao de Mação.

"O incêndio está estabilizado e quer a frente de Vila de Rei, quer a de Mação, estão 90% dominadas. Há 10% de território que ainda carece de muita atenção, tem o perímetro ativo", disse.

O comandante deixou elogios ao trabalho dos operacionais e detalhou o trabalho que foi feito. 

"Durante o período noturno foi feito um esforço significativo e concertado dos operacionais. Foi usada uma componente muito grande de ataque indireto quer através do recurso a máquinas de rasto para a abertura de acessos e para conter as linhas de fogo, quer recorrendo ao fogo para deixar áreas fechadas e bem ancoradas, e diminuir o fenómeno de reacendimento", frisou. 

O responsável da Proteção Civil sublinhou ainda que neste momento não há aldeias ou casas ameaçadas pelo fogo. Algo que poderá mudar ao longo do dia, pois Pedro Nunes antecipa que o vento vá ter um comportamento "muito idêntico" ao do dia de ontem. "Se houver aldeias ameaçadas serão as que já referimos ontem", deu conta. 

Apesar do otimismo face à situação atual no terreno, a Proteção Civil não tem dúvidas: "Vamos ter um dia muito difícil pela frente", admitiu Pedro Nunes, acrescentando que o "efetivo vai manter-se. Não haverá nenhuma alteração e vamos contar com uma componente aérea muito forte".

Questionado pelos jornalistas relativamente ao reforço internacional dos meios de combate, o comandante afirmou que "é uma questão que pode estar em cima da mesa". "Foi uma boa ajuda mas em anos anteriores tivemos mais cenários de incêndio. Agora só temos um". 

Pedro Nunes salientou ainda que verifica-se atualmente "uma nova geração de incêndios muito por conta das alterações climáticas"

Durante o briefing o INEM deu conta de 10 feridos e 21 pessoas que foram assistidas. Já o comandante Pedro Nunes esclareceu que "da parte da Segurança Social não há registo de pessoas desalojadas". 

O fogo de Vila de Rei está a ser combatido por 1.028 operacionais apoiados por 329 veículos e dois meios aéreos. 

Fim de semana infernal em Castelo Branco

De recordar que o incêndio de Vila de Rei teve início na tarde deste sábado. No espaço de uma hora registaram-se cinco fogos. Dois foram extintos com maior facilidade, mas o de Vila de Rei e dois na Sertã revelaram-se mais difíceis de combater. Só na madrugada de domingo, a Proteção Civil deu como dominados os dois incêndios na Sertã, mantendo-se até esta altura contingentes em Rolã e Mosteiro de São Tiago para evitar reacendimentos. 

O incêndio de Vila de Rei é o único dos cinco incêndios de maiores dimensões de sábado que ainda se mantém ativo. O fogo progrediu e chegou a ter uma extensão de 25 quilómetros, chegando ao concelho de Mação. 

Este domingo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, admitiu sentir "estranheza" pela forma como cinco ignições ocorreram no espaço de uma hora em Castelo Branco. A Polícia Judiciária já esteve na Sertã a recolher elementos de natureza criminosa. Também foram encontrados vários artefactos explosivos em Vila de Rei.

[Notícia atualizada às 9h04]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório