Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Mação: "Temos 3 ou 4 frentes de fogo a lavrar sem qualquer combate"

Presidente da Câmara Municipal de Mação indicou, em entrevista à SIC Notícias, que os meios no local não são suficientes.

Mação: "Temos 3 ou 4 frentes de fogo a lavrar sem qualquer combate"

Uma frente de fogo com oito quilómetros, proveniente de Vila de Rei, em Castelo Branco, entrou este sábado no concelho de Mação, distrito de Santarém, na zona de Azinhal, Cardigos e Vinha Velha. Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, denotou esta noite preocupação em entrevista à SIC Notícias.

“O que é preciso agora, realmente, eram meios para combater o fogo, que foi algo que ainda não conseguiu ser feito. Quem está no terreno já percebeu que o que temos feito é correr atrás do prejuízo”, afirmou o autarca.

Vasco Estrela indicou que “não tem havido combate” porque “não tem havido meios suficientes”, alertando para uma “situação extraordinariamente difícil”. “Temos várias aldeias na linha de fogo”, afirmou.

“Neste momento, temos três ou quatro frentes de fogo a lavrar sem qualquer combate porque os poucos meios que estão no terreno estão a defender localidades”, acrescentou.

O autarca indicou, ainda, que esperam que o cair da noite “reduza a intensidade” das chamas, até para “permitir que o trabalho das máquinas de rasto possa produzir alguma consolidação”, mas adianta que “uma noite ventosa” não é “nada favorável” ao combate.

Recorde-se que os incêndios que lavram no distrito de Castelo Branco resultaram este sábado em quatro bombeiros feridos, um deles em estado grave, de acordo com informações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os incêndios no distrito de Castelo Branco, divididos entre os concelhos da Sertã e de Vila de Rei, mobilizam por esta altura mais de 800 operacionais apoiados por mais de 250 viaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório