Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Tinha 48 anos

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu esta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores.

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Tinha 48 anos
Notícias ao Minuto

14:27 - 18/07/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Óbito

O hospital açoriano enviou já à imprensa uma nota confirmando o falecimento do socialista, dizendo que este se encontrava em "situação crítica" e expressando publicamente "sentidas condolências à família".

eurodeputado havia tomado posse recentemente no Parlamento Europeu, tendo o socialista açoriano seguido em quinto lugar na lista do PS às europeias de maio.

André Bradford era membro efetivo de duas Comissões do Parlamento Europeu: Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas, sendo ainda membro suplente na Comissão de Desenvolvimento Regional.

André Bradford, de 48 anos, natural de Ponta Delgada, era licenciado em Comunicação Social e tornou-se em 2000 assessor de imprensa da Secretaria Regional do Ambiente do Governo dos Açores, tendo desempenhado depois funções de assessor político e de secretário regional.

Como deputado à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, exercia as funções de líder do grupo parlamentar do PS até ter sido apontado pela estrutura regional do partido para integrar a lista nacional socialista nas eleições europeias de 26 de maio de 2019.

No Facebook, o PS/Açores colocou o seu símbolo a negro, e o cabeça de lista do PS nas europeias, Pedro Marques, também usou a rede social para expressar "palavras de solidariedade para a família, os amigos e para todos" os que "muito gostavam e respeitavam" o açoriano.

O Presidente da República também já endereçou as condolências à família de André Bradford, manifestando, num nota publicada no site da Presidência, que "é com profunda consternação e emoção que (...) toma conhecimento da morte tristemente prematura do deputado do Parlamento Europeu André Bradford".

"Depois de servir Portugal e a sua Região, os Açores, André Bradford tinha agora um novo desafio e a nobre missão de continuar uma carreira de serviço público no Parlamento da União Europeia. Teria certamente muito ainda para dar à sua família, amigos, à democracia e ao nosso País", sublinha o Presidente, reiterando que "lamenta profundamente, em nome de Portugal, o seu desaparecimento extemporâneo". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório