Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Lagarta do pinheiro. Sintomas e tratamento caso entre em contacto

INEM alerta para o perigo de contacto com este inseto.

Lagarta do pinheiro. Sintomas e tratamento caso entre em contacto
Notícias ao Minuto

23:28 - 09/07/19 por Natacha Nunes Costa

País Lagarta do pinheiro

A onda de calor que afetou a Europa nas últimas semanas provocou uma infestação de lagartas tóxicas, conhecidas em Portugal como a lagarta do pinheiro.

Apesar de o nosso país não ter sido afetado pelas altas temperaturas que atingiram vários países europeus, com a aproximação de dias mais quentes é fundamental que tenha cuidado com o contacto com estes insetos.

De forma a evitar contratempos, o INEM compilou um conjunto de sintomas ou sinais resultantes do contacto com os pêlos urticantes da lagarta do pinheiro e os tratamentos a adotar caso isso aconteça.

A gravidade da reação alérgica, diz o INEM, depende da intensidade da exposição assim como da sensibilidade individual de cada pessoa. Contudo, tenha atenção se tiver uma irritação cutânea com prurido (comichão), ardor, eritema (pele vermelha), edema (inchaço) e irritação ocular semelhante a uma conjuntivite.

O contacto com estes insetos pode ainda desencadear tosse e dispneia (dificuldade respiratória).

O tratamento depende da intensidade dos sintomas, no entanto, o INEM aconselha que, numa primeira fase, lave a pele e os olhos com água corrente, remova os pêlos urticantes que possam ter ficado na sua pele - com um adesivo, por exemplo -, retire toda a roupa que usava na altura do contacto, aplique uma pomada à base de corticoides e tome um anti-histamínico por via oral.

Em caso de contacto com os olhos, deve ser observado por um oftalmologista. Já se tiver uma reação alérgica mais intensa, deve dirigir-se a um serviço de urgência ou, se necessário, ligar 112.

O INEM recorda ainda que os animais são igualmente sensíveis ao contacto com as lagartas, sendo o procedimento aconselhado idêntico ao adotado por humanos. Se sentir que o seu animal tem algum sintoma dos descritos, é conveniente que este seja observado por um veterinário.

Em qualquer um dos casos pode contactar ainda o Centro de Informação Antivenenos (800 250 250).

A lagarta do pinheiro é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal. Têm o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um dos quais com milhares de pêlos urticantes de coloração alaranjada que se vão libertando e espalhado pelo ar à medida que a lagarta se desloca. São estes pêlos que, em contacto com a nossa pele, mucosas e olhos, podem gerar uma reação alérgica grave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório