Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

GNR apreendeu três toneladas de longueirão que podiam ter toxinas

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu em Estarreja cerca de três toneladas de longueirão-direito por captura em zona interdita, informou hoje aquela força de segurança.

GNR apreendeu três toneladas de longueirão que podiam ter toxinas
Notícias ao Minuto

12:21 - 02/07/19 por Lusa

País Estarreja

Em comunicado, a GNR esclarece que os bivalves foram apreendidos na segunda-feira, no âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a comercialização e o transporte de pescado fresco.

Durante a operação foi fiscalizada uma viatura que fazia o transporte dos referidos bivalves, tendo os militares apurado que os mesmos tinham sido capturados num local que se encontrava interdito devido à possibilidade de existência de toxinas.

"Foi identificado um homem de 57 anos e elaborado o auto de contraordenação pelo transporte e captura de bivalves em zona classificada como interdita, cuja coima pode atingir o valor de 75.000 euros", refere a mesma nota.

A GNR alerta que a ingestão de bivalves contaminados com toxinas podem causar graves problemas de saúde, sendo a captura dos moluscos bivalves, equinodermes, tunicados e gastrópodes marinhos vivos, interdita ao público em geral, mariscadores profissionais e amadores/lúdicos, independentemente do processo de captura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório