Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Assaltos a idosos. Nove suspeitos ficam em prisão preventiva

Dos 13 detidos pela GNR, nove vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

Assaltos a idosos. Nove suspeitos ficam em prisão preventiva
Notícias ao Minuto

20:41 - 27/06/19 por Filipa Matias Pereira

País Megaoperação

A Guarda Nacional Republica levou a cabo, esta semana, uma megaoperação que resultou na detenção de 13 suspeitos que se faziam passar por assistentes sociais, enfermeiros ou empregados de limpeza da paróquia local. Em nota publicada no site institucional da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, o Ministério Público dá conta que nove dos suspeitos vão aguardar julgamento em prisão preventiva e os restante quatro ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações periódicas.

Recorde-se que os suspeitos, de nacionalidade portuguesa, tinham antecedentes criminais por roubos e furtos. O grupo atuava, sobretudo, nos distritos de Lisboa e de Setúbal (nos concelhos de Loures, Sintra e Montijo), mas há registo de assaltos a residências perpetrados por estes elementos noutras zonas do país, nomeadamente em Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, e em Castelo Branco.

Conforme explicou a GNR em comunicado, os suspeitos selecionavam as vítimas, maioritariamente idosos vulneráveis residentes na zona interior do país e furtavam ouro e dinheiro com manobras de distração. Se estes oferecessem resistência, os suspeitos recorriam a violência.

Neste processo, em investigação há cerca de dois anos, a GNR registou mais de 30 vítimas, a quem foram roubados, no total, bens de valor superior a 100 mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório