Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Requalificação do Jardim Botânico nos vencedores do Orçamento Participativo

A requalificação do Jardim Botânico de Lisboa e a melhoria da mobilidade e acessibilidade na freguesia de Benfica foram os projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Lisboa 2013, na categoria até 500 mil euros, foi hoje anunciado.

Requalificação do Jardim Botânico nos vencedores do Orçamento Participativo
Notícias ao Minuto

19:19 - 06/11/13 por Lusa

País Lisboa

A requalificação do Jardim Botânico foi, de acordo com a vereadora da Inovação e Modernização Administrativa, Graça Fonseca, a proposta mais votada, com 7.500 dos cerca de 35.900 votos recebidos na edição deste ano do OP de Lisboa.

A votação começou a 16 de setembro e terminou à meia-noite do dia 31 de outubro, tendo 24.805 pessoas optado pelo novo sistema de voto (sms), enquanto 11.117 votantes optaram pelo portal www.lisboaparticipa.pt.

Estavam a concurso 208 projetos, tendo sido escolhidos 16, 14 até 1.500 euros e dois até 500 mil.

Os projetos mais votados, que serão concretizados pela autarquia, foram hoje anunciados numa cerimónia na Câmara Municipal de Lisboa.

Com os 500 mil euros, a direção do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), do qual faz parte o Jardim Botânico, pretende "simultaneamente preservar o jardim, do ponto de vista da sua tradição e do seu património histórico, mas ao mesmo tempo torná-lo mais 'habitável' e com maior capacidade de receber os visitantes".

Estas, "tradicionalmente, são duas funções incompatíveis", afirmou o presidente do conselho diretivo do MNHNC, José Pedro Sousa Dias, à margem da cerimónia.

Concretamente, o projeto prevê, explicou responsável, "a recuperação de caminhos, a recuperação do sistema tradicional de rega, a criação de espaços de lazer, uma zona pelo menos de esplanadas, e a abertura do portão que dá para a Rua da Alegria".

Entre os vencedores dos projetos até 1.500 euros estão uma estátua do Santo Condestável, Nuno Álvares Pereira, e outra do fundador do Sport Lisboa e Benfica, Cosme Damião.

Está também prevista a construção de dois parques infantis, um na Rua D. João Castro/Travessa dos Fornos, na freguesia da Ajuda e um outro na Quinta das Camareiras, na freguesia de Carnide.

Uma campanha para a promoção de adoção de animais, escadas amigas de bicicletas, 'workshops' de arte urbana para idosos, 'wi-fi' de acesso público em toda a cidade, a reabilitação da Rua Eduardo Malta, em Campolide, e um Páteo Ambulante, que desde setembro percorre os pátios e os largos de Lisboa com arquitetura, história, cultura e gelados artesanais, foram outros dos projetos vencedores.

Na freguesia de Benfica irá ser criado, ainda no âmbito do OP, um 'hub' de micro empresas ligadas a ofícios tradicionais e serviços de proximidade, utilizando lojas devolutas, projeto a que foi dado o nome "Na volta, cá te espero".

Ainda no âmbito do OP deste ano, será criado um "Banco de Manuais da Cidade", projeto da associação de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, que prevê a "compra de livros universitários com vista a criação de um banco de empréstimo durante todo o semestre de livros a alunos da cidade de Lisboa".

Outro dos 14 vencedores foi o "Com Arte", programa que visa promover a arte, através da realização de sessões de artes performativas e a produção de espetáculos, a realização de oficinas, ateliês e de exposições itinerantes e a realização de ciclos de cinema, tendo como público-alvo a comunidade educativa e as famílias dos alunos.

Por fim, foi ainda escolhido o projeto "Juntos, vamos caminhar e correr pela cidade de Lisboa", que prevê a realização de seis eventos desportivos com periodicidade mensal, entre abril e outubro de 2014, compostos por uma corrida e uma caminhada cada um.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório