Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento recorda Ruben de Carvalho e faz um minuto de silêncio

Os deputados à Assembleia da República cumpriram hoje um minuto de silêncio em memória do dirigente histórico do PCP Ruben de Carvalho, que morreu em 11 de junho, em Lisboa.

Parlamento recorda Ruben de Carvalho e faz um minuto de silêncio
Notícias ao Minuto

12:15 - 14/06/19 por Lusa

País Óbito

Pouco antes, o parlamento aprovou, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PCP pelo falecimento do ex-deputado comunista e vereador da CDU na câmara de Lisboa, ao qual se associou o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

No texto, a bancada comunista destaca o seu percurso político, do tempo da "luta antifascista", das "constantes perseguições" da polícia política do anterior regime, a PIDE, até à fase pós-revolução e à festa do "Avante!", de que foi um dos principais organizadores, desde 1976.

É ainda destacado o seu trabalho jornalístico e como autor de textos políticos e obras sobre música.

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário Avante!, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista Vida Mundial e redator coordenador do jornal O Século.

Foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do general Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório