Parlamento recorda Ruben de Carvalho e faz um minuto de silêncio

Os deputados à Assembleia da República cumpriram hoje um minuto de silêncio em memória do dirigente histórico do PCP Ruben de Carvalho, que morreu em 11 de junho, em Lisboa.

Notícia

© PCP

Lusa
14/06/2019 12:15 ‧ 14/06/2019 por Lusa

País

Óbito

Pouco antes, o parlamento aprovou, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo PCP pelo falecimento do ex-deputado comunista e vereador da CDU na câmara de Lisboa, ao qual se associou o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

No texto, a bancada comunista destaca o seu percurso político, do tempo da "luta antifascista", das "constantes perseguições" da polícia política do anterior regime, a PIDE, até à fase pós-revolução e à festa do "Avante!", de que foi um dos principais organizadores, desde 1976.

É ainda destacado o seu trabalho jornalístico e como autor de textos políticos e obras sobre música.

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário Avante!, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista Vida Mundial e redator coordenador do jornal O Século.

Foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do general Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas