Governo quer pais a contratar amas privadas

O Governo está empenhado em mudar o actual modelo de amas existente em Portugal. De acordo com o Diário de Notícias, o Executivo pretende que a contratação destes serviços seja feita directamente entre os pais e as educadoras, excluindo a Segurança Social da tarefa de supervisão. Os profissionais do sector temem um retrocesso na qualidade dos serviços.

--

©

Notícias Ao Minuto
04/11/2013 08:29 ‧ 04/11/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Educação

O Governo quer que sejam os pais a contratar directamente as amas que ficarão responsáveis pelos filhos menores de três anos, ficando o Estado apenas encarregue de licenciar as educadoras. Segundo o Diário de Notícias, o actual modelo incluiu uma supervisão por parte de instituições sociais (que se deslocam regularmente aos domicílios) e da Segurança Social, mas esta última deixará de entrar em acção e ainda não é certa a supervisão por parte de instituições.

O ministério de Pedro Mota Soares defende que esta medida irá alargar a resposta a famílias com filhos pequenos e irá, ainda, aumentar o mercado, a criação de auto-emprego e a redução de amas ilegais no activo.

Contudo, os profissionais do sector temem que, com a redução da supervisão por parte da Segurança Social, o trabalho das amas perca qualidade e a segurança das crianças seja esteja em causa.

Actualmente, revela a publicação, existem 1142 amas licenciadas, 451 enquadradas individualmente pelos Centros Distritais da Segurança Social e 691 integradas em creches familiares geridas por instituições que possuem acordos com o Estado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas