Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Chuva dará lugar a bom tempo com termómetros a apontar para os 35ºC

Cada semana, sua sentença. Em matéria de meteorologia, é nessa fase em que estamos. Ora chove e faz frio, ora faz calor digno da estação seguinte.

Chuva dará lugar a bom tempo com termómetros a apontar para os 35ºC
Notícias ao Minuto

10:25 - 08/05/19 por Melissa Lopes

País IPMA

Ainda não é hoje que o bom tempo regressa, mas pode começar já a preparar-se para o que aí vem. O fim de semana vai ser de sol e de uma subida significativa da temperatura, prevendo-se que os termómetros subam até aos 35ºC no domingo.

Para esta quarta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para o território continental céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, e períodos de chuva, passando a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir da tarde. Cenário que se manterá até sexta-feira, dia em que as temperaturas começarão a subir.

Se hoje as temperaturas máximas previstas não vão além dos 22ºC, por exemplo em Faro e Beja (os distritos mais quentes) e dos 13º C na Guarda (distrito mais fresco), o cenário muda completamente de figura no fim de semana.

Para Lisboa, estão previstas máximas de 26ºC e de 34ºC, sábado e domingo, sempre com o sol a brilhar. A Sul, em Faro os termómetros irão subir até aos 31ºC e 29ºC, respetivamente, e em Beja até aos 31ºC e 35ºC, o mesmo se espera que aconteça em Évora. Também Setúbal e Santarém deverão atingir os 35ºC no domingo. Portalegre deverá chegar aos 31ºC de máxima. 

Em Leiria, o IPMA prevê temperaturas máximas de 23ºC, no sábado, e de 31ºC no domingo. Situação semelhante é esperada em Coimbra. Para Aveiro esperam-se 20ºC, no sábado, e 30ºC, no domingo, uma diferença de 10ºC de um dia para o outro. Para o Porto estão previstas máximas de 21ºC e 28ºC.

Já o distrito da Guarda, no domingo, o dia mais quente, não irá além dos 26ºC, mas, ainda assim, são mais 13ºC relativamente à máxima registada esta quarta-feira. 

Também com sol à mistura, Braga chegará aos 26ºC e 30ºC de máxima no fim de semana, Viseu aos 24ºC e 27ºC, Castelo Branco aos 29ºC e 32ºC, Viana do Castelo aos 21ºC e 28ºC e Bragança aos 24ºC e 27ºC. 

Face a este cenário, é seguro decretar o fim da chuva? Durante a próxima semana, sim. De salientar que apesar de a chuva de abril ter regredido a seca em Portugal, os ambientalistas mantêm a incerteza sobre os meses mais quentes. Por isso, se vier, será bem-vinda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório