Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Há regiões do país que vão chegar aos 30 graus este fim de semana

As temperaturas máximas no continente vão subir no sábado entre 4 a 8 graus, prevendo-se que cheguem perto dos 30 graus no interior do Alentejo e Vale do Tejo, segundo a meteorologista Maria João Frada.

Há regiões do país que vão chegar aos 30 graus este fim de semana
Notícias ao Minuto

07:30 - 26/04/19 por Lusa

País IPMA

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse à agência Lusa que para esta sexta-feira está apenas prevista uma pequena subida da máxima no Interior, nebulosidade nas regiões do Norte e Centro e ainda alguns aguaceiros fracos até ao meio da manhã a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderão ser de neve acima dos 1500 metros.

"Para o fim de semana o cenário muda. No sábado vamos ter uma subida entre os 4 e os 8 graus Celsius e no domingo uma nova subida da ordem dos 2 a 5 graus. Vamos chegar a domingo com temperaturas perto dos 30 graus no interior do Alentejo e na zona do Vale do Tejo", adiantou.

De acordo com Maria João Frada, para o fim de semana prevê-se céu pouco nublado ou limpo e vento moderado a fraco do quadrante leste.

"O estado do tempo vai manter-se sem alterações até segunda-feira. Na terça-feira, a tendência será para uma pequena descida da máxima porque vem aí uma superfície frontal de pouco atividade e que terá como consequência apenas uma pequena descida da temperatura máxima e nebulosidade nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela", disse.

Bom tempo está quase a chegar... mas hoje ainda há frio e chuva

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo até às 16h00 de hoje.

Na Costa Ocidental prevê-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 3,5 metros a partir da tarde e na Costa Sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir do final da tarde e aguaceiros fracos nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela, até meio da manhã, mais frequentes no litoral e que serão de neve acima de 1400/1600 metros.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do Interior.

Na região Sul a previsão aponta para céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade entre o meio da manhã e o meio da tarde e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, sendo de sudoeste no sotavento durante a tarde, e soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a partir do meio da tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 4 graus Celsius (na Guarda) e os 11 (em Lisboa e em Aveiro) e as máximas entre os 11 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório