Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

E se houvesse um incêndio? Parque das Nações vai ser palco de simulacro

Exercício visa testar a coordenação e os procedimentos entre as diversas entidades responsáveis pela proteção, socorro e intervenção em cenários de crise.

E se houvesse um incêndio? Parque das Nações vai ser palco de simulacro

A EDP Distribuição anunciou que vai realizar um simulacro na zona do Parque das Nações, esta terça-feira, para testar a coordenação entre várias entidades perante um cenário de crise. O início está previsto para as 9h15.

Estarão envolvidas nesta iniciativa a Climaespaço, o Hospital CUF Descobertas, o Oceanário de Lisboa, a Proteção Civil, o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, a PSP e entre outros, de acordo com um comunicado da elétrica, ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

Este exercício visa testar a resposta a "eventos excecionais", tais como, tempestades, incêndios ou inundações.

Deste modo, o simulacro terá início com um incêndio numa subestação, ou seja, numa instalação de alta tensão que distribui a energia para os consumidores de média e baixa tensão. 

Depois será simulada a interrupção do fornecimento de energia elétrica no Parque das Nações, a instalação de um gerador de emergência e, ainda, o pedido de apoio do hospital CUF Descobertas pela falha no arranque do gerador da unidade de saúde. 

Será depois simulada a reposição do fornecimento de energia com a instalação de uma central de geração móvel, na Alameda dos Oceanos. O exercício deverá terminar por volta das 13h00. 

"O simulacro será determinante para antecipar a incerteza e a ameaça, reduzir o risco, evidenciar fragilidades na capacidade de resposta e reforçar a articulaçao com as entidades responsáveis pela proteção e intervenção em cenários de crise, com vista a desenvolver estratégias de articulação", refere a EDP Distribuição, no mesmo comunicado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório