Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Morreu antigo arcebispo de Évora, Maurílio de Gouveia

Antigo responsável da arquidiocese alentejana morreu, esta terça-feira, no Funchal, de onde era natural.

Morreu antigo arcebispo de Évora, Maurílio de Gouveia
Notícias ao Minuto

16:12 - 19/03/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Óbito

O arcebispo emérito de Évora morreu esta terça-feira, aos 86 anos, vítima de doença prolongada na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, de onde era natural, avança da agência Ecclesia.

Depois de 27 anos à frente da diocese de Évora, o arcebispo emérito decidiu voltar, há uns anos, à ilha onde nasceu.

D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia nasceu a 5 de agosto de 1932 em Santa Luzia, no Funchal, arquipélago da Madeira.

"A Diocese do Funchal recebeu, com tristeza, a notícia do falecimento de Maurílio de Gouveia, neste dia da festa de São José, e manifesta o seu pesar", pode ler-se numa nota da Diocese do Funchal publicada na sua página de internet.

Segundo os dados biográficos do antigo arcebispo, disponibilizados à agência Lusa pela arquidiocese alentejana, Maurílio de Gouveia cursou no Seminário Diocesano do Funchal, onde foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1955.

Daí, seguiu para Roma, frequentando a Universidade Gregoriana e obtendo a licenciatura em Teologia Dogmática.

De regresso à Madeira, exerceu o ministério pastoral na paróquia de Machico, após o que foi nomeado vice-reitor e professor do Seminário do Funchal.

Na sua diocese, foi ainda assistente de vários movimentos de apostolado e David de Sousa, então bispo do Funchal, nomeou-o cónego da Sé, sendo que, mais tarde, exerceu as funções de diretor do diário diocesano "Jornal da Madeira".

A nomeação episcopal aconteceu a 26 de novembro de 1973, como titular de Fabiona e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, e a ordenação episcopal surgiu a 13 de janeiro do ano seguinte, na Sé do Funchal.

Quatro anos depois, a 22 de março, foi nomeado arcebispo titular de Mitilene e vigário geral do Patriarcado de Lisboa.

A nomeação para arcebispo de Évora aconteceu a 8 de setembro de 1981, festa da Natividade de Nossa Senhora, tomando posse três meses depois, no dia da festa da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, padroeira principal de Portugal e da Arquidiocese de Évora.

No mesmo dia do ano, mas já em 2006, a Sé de Évora encheu-se de sacerdotes e de leigos para celebrarem os 25 anos da entrada solene de Maurílio de Gouveia na Arquidiocese de Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório