INEM alerta: “É ridículo segurar a língua de uma pessoa em convulsão”

Publicação partilhada nas redes sociais explica afirmação.

Notícia

© Facebook / INEM

Natacha Nunes Costa
22/02/2019 16:32 ‧ 22/02/2019 por Natacha Nunes Costa

País

Carreira

De certeza que já ouviu muitas vezes que, perante um desmaio ou uma convulsão, devemos segurar a língua da pessoa em questão para ajudá-la a respirar. Só que essa teoria está errada e pode mesmo prejudicar em vez de ajudar.

O desmentido desta informação foi feito pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na página oficial do Facebook.

“É ridículo segurar a língua de uma pessoa em convulsão” e a justificação é simples: é impossível engolir a própria língua.

O INEM aconselha que, invés de segurar a língua da pessoa que está a tentar ajudar, proteja a cabeça desta de lesões e coloque-a de lado. De seguida, e sem demoras, ligue para o 112.

A publicação do INEM surge após a divulgação do caso de um jogador do Penafiel B que terá "salvo" um adversário, em pleno jogo, depois deste cair inanimado em campo, na sequência de um choque de cabeças. De acordo com testemunhas no local, Henrique Vieira viu que Tiago Gonçalves, do  Águias de Eiriz, estava a enrolar a língua e impediu que este sufocasse ao meter-lhe os dedos na boca.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas