Rede Ciência Viva envolve 237 escolas

Mais de 200 escolas de 125 concelhos candidataram-se para fazer parte da rede Ciência Viva nas escolas, um projeto que conta com um investimento de cerca de três milhões de euros, anunciou hoje o ministro da Educação.

Notícia

© Pixabay

Lusa
15/01/2019 17:24 ‧ 15/01/2019 por Lusa

País

Brandão Rodrigues

Tiago Brandão Rodrigues disse, durante uma audição na comissão parlamentar de Educação, que "237 escolas candidataram-se e estão neste momento em todas as atividades de formação de professores e no trabalho de alicerçar as parcerias que lançaram".

As escolas podem estabelecer parcerias com centros Ciência Viva, instituições de ensino superior, empresas, museus ou outras instituições culturais, explicou o ministro.

No total, estão envolvidos nestes 825 professores de 125 concelhos e o projeto conta com uma verba de cerca de três milhões de euros, através de financiamento comunitário, mas também do Orçamento do Estado, acrescentou.

Os clubes Ciência Viva na Escola são uma iniciativa conjunta da Direção-Geral de Educação e da Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que pretende criar espaços de ciência abertos a toda a comunidade, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

Estes clubes pretendem contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa assim como estimular a aprendizagem e o entusiasmo pela ciência.

Outro dos objetivos deste projeto é contribuir para a modernização dos modelos de ensino utilizados pelos professores, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, explicou Tiago Brandão Rodrigues.

Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas são outras das medidas protagonizadas por este projeto.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas