Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Urgências com mais de quatro horas de espera no Amadora-Sintra

A situação pode vir a piorar uma vez que o pico da gripe é esperado no decorrer da próxima semana.

Urgências com mais de quatro horas de espera no Amadora-Sintra
Notícias ao Minuto

12:08 - 06/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Carreira

As baixas temperaturas que se têm feito sentir são um convite a gripes e infeções respiratórias e, como acontece todos os anos, as urgências hospitalares sofrem uma maior afluência nesta altura do ano.

Este ano não está a ser exceção. Com o pico da gripe esperado para a próxima semana, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde já estão a sentir os efeitos do inverno com um aumento da afluência às urgências.

Em declarações aos jornalistas, o diretor clínico do Hospital Doutor Fernando Fonseca (mais conhecido por Hospital Amadora-Sintra) revelou que nos últimos dias as urgências receberam mais de mil doentes, estando a “média diária” nos 500.

Na sequência desta afluência os tempos de espera têm vindo a subir consideravelmente. Pelas 11h30, garantiu Marco Ferreira, o tempo de espera para pacientes não urgentes – os da pulseira verde – era de quatro horas. Um número que reduzia para metade para os pacientes urgentes – pulseira amarela.

No entanto, não são essas as informações disponibilizadas na página do Serviço Nacional de Saúde dedicada aos tempos de espera: 09h08 para os casos menos urgentes (verde) e 06h30 para os urgentes (amarelo).

Notícias ao Minuto© Serviço Nacional de Saúde

A discrepância nos números, explicou Marco Ferreira, deve-se ao facto de os dados no site terem um “desfasamento em relação aos atuais”.

O responsável clínico admitiu que “tem havido uma afluência muito elevada nestes últimos dias, desde dia 31, e atingimos em alguns dias mais de mil doentes nas urgências”.

“É óbvio que esta é uma situação que exerce uma pressão muito grande nas equipas que prestam os cuidados de saúde, mas tem sido feito um reforço das equipas ao longo da última semana”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório